A nova ordem Tecnológica

Extraído do livro: A revolução das mídias sociais

O mundo era democratizado através do acesso à comunicação. Isso ainda pode ocorrer atualmente, desde que a população seja alfabetizada digitalmente, tenha acesso às informações e à produção de conteúdos nos quais possam mostrar o seu ponto de vista sobre a realidade. E desde que os brasileiros tenham acesso a cursos profissionalizantes e possam atualizar-se para as novas tecnologias em informação e comunicação, e que sejam contemplados com novas oportunidades no mercado de trabalho.

Outra razão é a necessidade de ampliar a noção de comunicação como um espaço de compartilhamento e também de democratização da produção de conteúdos digitais.

Em tempos de tecnologias digitais, todos somos alunos, estamos em constante aprendizagem. E isso inclui os educadores que acreditam desde do ensino fundamental até a graduação que já “sabem tudo” e não necessitam “escutar os adolescentes e jovens” com seu conhecimento informal sobre o mundo virtual e as tecnologias digitais. Não sabem que, apenas na internet, uma nova cantora pode ter 800 mil acessos sem uma única publicidade na mídia tradicional, que os adolescentes e jovens escrevem e desenvolvem sua criatividade literária através de Blogs, My Space, Twitter, Orkut, Facebook, Fotolog, assim como reproduzem novas linguagens, alterando cada vez mais a língua portuguesa em sua forma tradicional.

Em tempos de convergência tecnológica, a possibilidade é o mundo, mais até agora só conhecemos, metaforicamente, o bairro da nossa cidade.  E aqui estamos tratando tanto do mundo real como do virtual com uso das tecnologias digitais como uma forma de inclusão social que possibilite o desenvolvimento dos cidadãos para as diferentes plataformas digitais. Cidadãos que não apenas tenham acesso as novas tecnologia da informação e comunicação, mas também possam produzir conteúdos interativos, contar suas histórias, produzir vídeos e compartilhar cultura, ao mesmo encontrar novos amigos, profissionais, público, pesquisadores e agências de interessadas em pensa, refletir, estudar a nova ordem tecnológica partindo da perspectiva de novos campos de trabalho, como das mídias sociais  que permiti a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos. 

Para se ter uma noção do poder das mídias sociais, repare nesses números:
126 milhões de blogs existentes na internet, 27,3 milhões de tweets no Twitter por dia, 500 mil números de aplicativos ativos no Facebook, 5 bilhões de pessoas por minuto do mundo passam por dia no Facebook, 4 bilhões de fotos hospedadas no site Flickr, 3,6 bilhões de novas fotos no Flickr por mês, o Google comprou o Youtube por US$ 1,65 bilhões, 1 bilhão de vídeos exibidos no Youtube em um dia, no Brasil, mais de 80% dos internautas participam de alguma mídia social.

Por tanto, este é um momento ímpar onde a convivência dos que exploram as várias plataformas tecnológicas e assegurando uma utilização universal, na medida de suas necessidades de modo a dar vazão ao Ser Humano de viver coletivamente.

Por: Ana Clarissa
Twitter: @aclarissa

Referência

TELLES, André. A revolução das mídias sociais.São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda,2010

Anúncios

2 comentários sobre “A nova ordem Tecnológica

  1. As redes sociais, com destaque para o blog, são instrumentos muito importantes para a promoção cultural que não tem espaço na mídia convencional. Segundo ele, cada artista pode ser seu próprio divulgador, assim pode fazer seu marketing pessoal de forma barata e eficiente por meio de uma das diversas redes sociais existentes no ambiente online. Parabéns pelo post!

    Arnaldo Gomes
    Boa Vista-RR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s