Relações Públicas, bendito fruto da democracia

Extraído do livro: Imagem Empresarial  

O poder muda de mãos as Relações Públicas se universaliza em universo em expansão. Esta profissão chama-se Relações Públicas.

Por quê? porque RP é um produto do avanço e do aperfeiçoamento da democracia é uma necessidade dos nossos tempos.

A exploração da comunicação derrubou fronteiras, conhecimento, valores, ideologia, mitos, comportamento. Não ficou pedra sobre pedra. De repente, as comunicações diversificadas e instantâneas mudaram o mundo do Ser Humano, muito mais do que ele, Ser Humano, mudou os seus conceitos para viver neste mundo.

Essas forças, que mudaram o mundo em apenas um século, exaltaram a posição das massas e, em muito, reduziram o poder e o controle daqueles que são “líderes”. Ou seja, qualquer sociedade, em qualquer época, é permeada por conflitos. Na democracia, estes conflitos emergem com mais força solucionados pelas leis, pelas decisões dos tribunais, pelas negociações, acordos, ou ainda, por um movimento promovido pela sociedade.Em todas as alternativas acima citadas, estamos falando do poder da persuasão, convencimento, informação, comunicação, imagem. É da natureza de Relações Públicas praticar de todas estas ações.

É importante frisar que a Profissão de Relações Públicas tem seus fundamentos ligados ao fenômeno da opinião pública. Somente numa sociedade democrática, onde a opinião de cada cidadão assume papel preponderante no processo político, haverá a devida importância à atividade profissional das Relações Públicas.

Portanto, enquanto houver democracia, e quanto mais ela se aprimorar, mais importância haverá de ter a atividade de Relações Públicas e maior será a sua expansão.


Referência:
NEVES, Castro de Roberto. Imagem Empresarial  
Anúncios

Um comentário sobre “Relações Públicas, bendito fruto da democracia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s