O Slogan e suas funções

Extraído do livro: A arte dos slogans ( as técnicas de construção das frases de efeito do texto publicitário)

Pensar bem significa, então, ter idéias próprias, costuradas coerentemente entre si e atreladas a intenções pré-definidas.

Ao estudar o slogan, para além das estruturas léxicas e sintáticas que o constituem, cuidamos para dar um destaque especial aos elementos semióticos que o integram, contribuindo sensivelmente para que ele torne tão atraente e tão impregnante na cultura. Alguns segredos capazes de tornar os slogans essas frases e compactas tão sedutores e significativos a ponto de perturbarem não só a produção de sentido de outras formas de pensar e dizer, mas também e até a percepção daquilo que convencionamos denominar realidade.

Os slogan mais eficazes desprendem-se do caráter meramente referencial que os liga aos seus objetos, em vantagem das conotações simbólicas, na Publicidade criam, provocam ou sedimentam relações funcionais como os demais modos de pensar e agir que estão nos demais sistemas culturais.

Os slogans necessitam alimentar-se de elementos periféricos da não- cultura sob pena de se tornarem excessivamente redundantes e, consequentemente, obsoletos.

O tempo não apenas não pára como também anda muito rápido. E não podemos detê-lo, nem simbolicamente, para entender as consequências que essa dinâmica imprime no momento mesmo da produção de frases tão adequadas e inspiradas.

O slogan vai aparecer num ambiente que tem como vizinho alguns “saberes” a propaganda e o marketing. A ideia de marketing está intimamente ligada ao modo de produção capitalista. 

As atividades de marketing constituem um conjunto de ações em conhecer os consumidores e suas necessidades, têm por finalidade assegurar, o funcionamento do sistema capitalista, no qual o dinheiro converte-se em capital.

A propaganda e a publicidade é, hoje, algo que nos envolve por completo. Engana-se quem pensa que ela só existe na televisão, nos jornais, mídias sociais, nas revistas e nas rádios. Ela está no muro da cidade, nas paredes das casas, nas embalagens, nos cartazes, folhetos, adesivos, em quase tudo o que é consumido pelo Ser Humano moderno. 

Os apelos publicitários que nos assolam a todo momento, transformando sua subjetividade, provendo profundas alterações em seu modo de ver, pensar e se comportar no dia- a- dia.

A publicidade está sempre a nos lembrar que as formas mais simples de comunicação são, ainda, aquelas que melhor retorno propiciam. O slogan é, historicamente, um mecanismo verbal que não intenta argumentar nem evocar a racionalidade. Ele objetiva o incitamente de um grande número de pessoas, compelindo-as a um comportamento ativo, não necessariamente autodeliberado, mas sempre favorável ao consumo.

Observando, porém, alguns slogans tais como:
Coca Cola é isso aí.
Novo slogan da Pepsi ” Questione. Mude. Beba Pepsi”
Slogan da Petrobras O desafio é a nossa energia…

O slogan é um campo onde todas as funções prescritas jogam com a finalidade de tornar a comunicação efetiva, segundo a intenção de quem a elabora ou encomenda. 
“Todo slogan é fático para si mesmo, pois chama a atenção para a própria mensagem”. diz Reboul (1986:17). Porém, a função fática é aquela que destaca o canal e não necessariamente a mensagem.

O slogan não tem a finalidade de informar algo sobre o produto. Para isso existe o texto argumentativo que compõe a peça publicitária. A função do slogan é seduzir e motivar o consumidor.

Referência
LASBECK, Carlos, Luiz.  A arte dos slogans ( as técnicas de construção das frases de efeito do texto publicitário). Brasília: Editora Annablume, 2002.


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