A importância da Comunicação Dirigida

O homem moderno é bombardeado diariamente por uma quantidade de informação muito maior do que poderia assimilar. Esta superexposição eleva nosso grau de retenção seletiva, passa-se a perceber e reter somente informações que o homem reconhece, mesmo que inconscientemente, como importantes e pertinentes a nós mesmos.


E este cenário é o fim da Comunicação de Massa, entra em cena então a Comunicação Dirigida onde haverá controle do envio de mensagem de acordo com o público a que esta se destina.


A empresa que faz todo o possível é eficiente, a empresa que faz o necessário é eficaz e a empresa que alcança seus objetivos e faz todo o possível é efetiva. E efetiva deve ser a comunicação de uma empresa. Para alcançar os diversos públicos e se fazer escutar, deve-se falar a língua do receptor. As técnicas de Comunicação Dirigida são destinadas aos diversos públicos da empresa, desta forma se pode ser eficiente na comunicação e ainda pode-se mensurar melhor a resposta obtida em cada ação.


Outro fator importante é que com a Comunicação Dirigida pôde-se gerir melhor a comunicação de forma integrada, ou seja, elabora-se uma estratégia global e alinhada com as metas e estratégias corporativas e depois desdobra-se em pequenas estratégias e ações destinadas a cada público da organização.


As diversas ferramentas como: Folder, site, intranet, eventos, “house organs”, “news letter” entre outros, quando corretamente empregados são poderosas armas na divulgação de temas, mensagens e produtos.


O desenvolvimento de novas tecnologias de informação possibilitou ao homem maior acesso as informações, fatos e dados. Com a globalização isso foi se tornando cada vez mais acelerado.


Diante de um novo cenário social as empresas e organizações tiveram que readaptar o seu modo de se comunicar com os públicos, onde a atuação do profissional de Relações Públicas se faz necessária.  Segundo Fortes (2003) as Relações Públicas têm a sua missão impulsionada pela comunicação dirigida, perfeitamente identificada com as causas que a defendem.


A comunicação dirigida destina-se a públicos específicos, pré-determinados, e conseqüentemente, mais conhecidos pelos idealizadores das diferentes estratégias de aproximação possíveis. Para Andrade (2001) a comunicação dirigida é o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e frequente com determinados números de pessoas homogêneas e identificadas.


Com essa definição se percebe que alguns casos não são ideais massificar as mensagens, ou seja, gerar as mesmas mensagens para públicos distintos. Cada público precisa ser contactado com ferramentas específicas para que a comunicação se torne efetiva e com o custo menor.


Cabe ao profissional de Relações Públicas selecionar as ferramentas de comunicação dirigida corretas para comunicar determinados públicos. Com a ascensão das redes sociais na internet como Twiter, Orkut e Facebook, estes se tornaram excelentes canais de comunicação entre as empresas e seus públicos.


Assim a finalidade da comunicação dirigida é possibilitar a utilização de instrumentos adequados para o conhecimento do público o qual se pretende atingir, levando informação, credibilidade e confiança, mais que isso, levar entendimento na forma de comunicar, é notar e ser notado.


POR: GERSON BARROS

Twitter: @Gbarros_RP

REFERÊNCIAS
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 2.ed. São Paulo: Summus, 2003. p. 226
ANDRADE, Cândido Teobaldo. Para entender relações públicas. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2001.p.163


Anúncios

Um comentário sobre “A importância da Comunicação Dirigida

  1. Ao longo dos anos, o cliente torna-se fator preponderante e determinando em planos de comunicação e difusão de idéias. Cada vez mais, é visto estratégias de comunicação dirigidas a determinados publicos, assim, a mensagem gerada chega de forma ideal ao consumidor, que automaticamente compra a idéia. Aquela informação foi gerada especificamente para ele… assim, as estratégias publicitárias alcançam maior sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s