Variedade do Trabalho

Extraido do livro: Como influenciar e motivar pessoas! 

A rotina é algo bom? Dependendo do seu ponto de vista, ela pode sim ser encarada como algo necessário. Já pensou todos os dias chegar um cliente reclamando da sua empresa? Isso seria muito ruim. Portanto, a rotina de um bom atendimento de seus clientes, sem receber qualquer reclamação, pode ser encarada como um diferencial.
Mas existe ainda aquela rotina chata, cansativa, que nos força a executar as mesmas atividades todos os dias. Esse tipo de rotina levamos a um grande elemento desmotivador. Mas o que fazer?

Quebre a rotina! Varie o tipo de trabalho executado! Em algumas empresas já existem uma política de “rodízio” de cargos. Vejamos um exemplo: durante alguns meses você trabalha no setor financeiro responsável pelas contas a pagar, aprendendo a realizar todos os cálculos necessários e ganhando experiência. Depois de um tempo determinado, você é transferido para uma outra função, ainda dentro do setor financeiro, responsável pelo setor de compras. 

Você passa alguns meses nessa função, aprendendo tudo que for importante, depois muda novamente para uma nova função.Além da vantagem de gerar uma variedade do trabalho, ainda estará deixando aptos os membros da sua equipe em realizar qualquer atividade que seja necessária. Se um dia alguém tiver de sair, devido a uma licença maternidade, por exemplo, poderá ser substituído nesse período sem muitos problemas.

Outra mudança interessante é modificar, de tempos em tempos, a estrutura do ambiente de trabalho. Troque as salas, mude as mesas de posição, decore as paredes com outras adesivos, modifique a recepção etc.

Gerar mudanças na aparência do local ajuda a ter uma sensação de mudança. Algumas vezes, chega até a dar a impressão de estar trabalhando em uma empresa diferente.
Se a empresa for grande, incentive a visita entre departamentos.

Em uma sexta-feira mais calma, convide o pessoal de Marketing, Comunicação, a tomar um café na sala do pessoal do Financeiro. Em outro dia, chame algumas pessoas da Produção para visitarem o RH, mas não para assinarem papéis, mas sim para bater um papo descontraído, nem que seja por apenas alguns minutos. Dessa forma, você gera uma variedade dentro da rotina de todos!

Organize palestras dentro da sua própria empresa! Mesmo que você não disponha de um auditório, use uma sala que seja um pouco maior e convite algum profissional externo para apresentar novas ideias, tendências do mercado, dicas para melhorar o desempenho, cuidados com a saúde, dentre outros assuntos. Gerar o hábito de discutir novas visões traz muitos benefícios, tanto para os funcionários, quanto para a empresa.

Mande seus funcionários para algum treinamento externo! Mas não em um horário fora do expediente, pois senão isso poderá vir a ser encarado como hora-extra, o que pode desmotivar algumas pessoas.

Se não puder dispensar muitos funcionários devido à sua atividade profissional, mande ao menos um de cada vez. Recomenda-se que esse treinamento seja feito logo pela manhã, já dentro do horário de trabalho, ou um pouco antes do final do expediente, liberando-o para tanto. Esses treinamentos podem ser vistos como forma de premiação pelo bom desempenho de alguém, gerando mais um fatos motivador dentro da empresa.


Referência:
MARTINS, Leandro Como influenciar e motivar pessoas! São Paulo, Universo dos Livros Editora Ltda, 2007.
Anúncios

Um comentário sobre “Variedade do Trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s