Entrevista com a Acadêmica Larissa Ferreira

Larissa Ferreira, 18 anos é do Cruzeiro do Sul – Acre e mora a pouco mais de um ano em Manaus. Estudante de Relações Públicas na Universidade Federal do Amazonas- UFAM. 
Uma jovem que adora moda, redes sociais, eclética.
Twitter: @larasausa
Blog: http://www.larasousa.com
Por: Ana Clarissa
Foto: Arquivo Pessoal



1) Qual foi o principal objetivo de cursar Relações Públicas? 
Inicialmente eu queria Publicidade e Propaganda, mas quando vi que na UFAM só tinha Relações Públicas e Jornalismo (que eu já tinha descartado) na área de comunicação, e como eu já viria mesmo estudar em Manaus (Sou de Cruzeiro do Sul-Acre) e nenhum outro curso me interessava comecei a pesquisar mais sobre Relações Públicas e me apaixonei pela área, eu ficava horas e horas lendo mais sobre o assunto e tendo certeza do que eu queria. Eu resumo dizendo que era tudo que eu sempre quis fazer mais até então não sabia o nome.
2) Quantas tentativas foram pra você passar no Vestibular da UFAM?
Só uma, eu fiz o Enem no final de 2009 e na terceira chamada eu consegui a minha vaga.
3) Suas angústias e experiências como estudante de Comunicação?
Quando a gente entra na faculdade, a gente pensa que tudo vai ser perfeito porque finalmente estamos estudando aquilo que a gente gosta, mas percebemos que não é bem assim, ainda mais em uma Universidade Federal. Estou no terceiro período então durante essa minha experiência de pouco mais de um ano ,eu pude notar que se o aluno realmente não se empenhar e acreditar no que ele quer, logo ele fica desmotivado. Acho que a distancia da instituiçao já é um fator que dificulta bastante e no começo o contato com professores do departamento são quase inexistente logo muitas vezes não há um compromisso por parte deles, faltando à aula, ou simplesmente dando aquele conteúdo sem fazer um link com a área de comunicação. Particularmente minhas maiores dificuldades foram essas, ter a infelicidade de estudar com alguns professores que não passaram conteúdo de maneira correta, e eu já me sinto prejudicada por conta disso. Isso é que nos faz pensar se estamos no lugar certo, mas nesse ano já mudou bastante, a turma tem aula com professores do departamento que podem tirar dúvidas, falar um pouco sobre a área e afins, agora que finalmente estamos tendo aula para ‘’Relações Públicas’’. Além dos fatores externos como as pessoas dizendo que comunicação não ‘’dá dinheiro’’ o que faz a gente pensar se tudo o que estamos passando realmente vai valer a pena? No caso das Relações Públicas que muitas pessoas nem conhecem, talvez já tenham ouvido falar mas não sabem do que se trata, em certos momento é chato saber que a profissão que você escolheu não é reconhecida.
4) Moda e Relações Públicas paixão e razão?
Exatamente nessa ordem, Moda é minha paixão, mas eu sei que é um curso que não vai me dar uma estabilidade, das dificuldades do mercado e da cidade onde moro e já as Relações Públicas, apesar de ser uma área que eu também gosto é a minha razão, um curso que me dá segurança, que mantém meus pés no chão que no futuro vai me dar uma estabilidade para quem sabe eu conseguir juntar os dois.
5) Sua opinião sobre a nova mídia na era digital?
Acho que principalmente para o profissional de comunicação essas mídias são um grande aliado. Hoje em dia não tem a menor possibilidade de ignorá-las, o que temos que fazer e nos juntar a elas e quanto mais souber manipulá-las ao nosso favor, melhor para nós, tanto pessoalmente como profissionalmente. Não é só usar, mas saber como usar. Um profissional conectado é um profissional informado e o mercado de trabalho exige isso hoje em dia, é um diferencial ter essas novas tecnologias ao nosso favor.
6) Por fim, seus sonhos e projetos pós faculdade?
Como eu estou no começo da faculdade, ainda não sei sobre o que me especializar, já tenho algumas noções, mas a cada momento eu peso pós e contras e acabo mudando. Inicialmente eu quero fazer uma especialização em algo relacionado à moda, e tentar trabalhar na área que é minha grande paixão, até porque eu acho que moda e relações públicas andam muito juntas. Caso eu não obtenha sucesso, eu gostaria de trabalhar em algo ligado a produção de eventos e minha ultima opção é concurso público. Como vou terminar a faculdade ainda nova, acho que tenho ‘’tempo’’ de me aventurar um pouco, até eu realmente achar o lugar onde eu me encaixe.
Sucesso, Larissa Ferreira!

4 comentários sobre “Entrevista com a Acadêmica Larissa Ferreira

Deixe um comentário

