O que o Relações Públicas deve oferecer aos Jornalistas

Extraído do livro: Em contato com Mídia (Manual do Assessorado)

Todo jornalista busca a informação exclusiva, o “furo de reportagem”.Entretanto, ao oferecer isso ao repórter, o assessorado tem de ter consciência de que está priorizando o profissional de um veículo em detrimento dos demais. E isto tem implicações no relacionamento com os demais profissionais da mídia.

O “furo de reportagem” não é incumbência da assessoria de imprensa. É fruto do trabalho do repórter no trato com as suas fontes, dentre as quais se inclui o assessorado. O objetivo da assessoria é mais amplo e se efetiva através de multiplicidade de Relações Públicas com a imprensa em geral. Ainda que, em dado momento, a divulgação de certa informação se efetive de forma exclusiva.

Para começar, um release conciso, que vá direto ao ponto, onde as informações e dados estejam organizados, auxilia bastante o trabalho do profissional da comunicação.

Ou uma sugestão de pauta interessante, com um enfoque criativo para a abordagem do assunto, que pode ser plenamente capaz de “seduzir quem esteja na redação”.

Mas, além disso, convém que o assessor de imprensa esteja “achável”, seja acessível, porque a informação obtida direta da fonte tem muito mais peso e credibilidade. Por isso os telefones, e-mail têm de estar ligados e conectados sempre, facilitando o acesso através de qualquer telefônica. Independente da hora ou do que se esteja fazendo, não custa atender, mesmo que seja para informar o retorno da chama mais tarde.

A credibilidade do assessor diante da mídia e da sociedade também é importante, pois um nome pode dizer muito. Este é um ponto que o assessorado deve considerar na hora de contratar os serviços de assessoria, porque a boa ou má reputação profissional do assessor será sempre associada à imagem da organização. E como se trata de formadores de opinião, o conceito que os jornalistas estabelecerem, invariavelmente, será transmitido para a sociedade.

O Relações Públicas com credibilidade sinaliza para o repórter a certeza de uma boa matéria, completa e correta. Um assessor bem informado não se restringe ao conhecimento da organização onde atue. Pelo contrário, busca ampliar o leque de conhecimentos, a fim de compartilhá-lo com o repórter. Dessa maneira, ganha a empresa, o Relações Públicas, a imprensa, o leitor e toda a sociedade.

Procedimentos essenciais de um Relações Públicas (Assessor de Comunicação)
  1. Ter sempre em mãos uma agenda atualizada;
  2. Manter o telefone celular ligado e suas redes sociais conectados;
  3. Dar retorno a cada veículo que procura a Assessoria;
  4. Manter contato regular com as redações para acompanhar o fluxo de informações e o horário de fechamento das edições;
  5. Inteira-se dos assuntos e rumos da instituição que Assessora;
  6. Cultivar a paciência e a tolerância assegura um bom convívio com todos e contribui para a qualidade do trabalho. 
Passamos a maior parte do tempo nos comunicando através de quatro formas básicas: falar, escrever, ler e ouvir, mas a habilidade de ouvir é quase sempre esquecida. Para o Relações Públicas, ouvir não é só uma forma de atenção ou cortesia. É o único meio de saber o que as pessoas querem, a fim de poder atendê-las.

Sabendo ouvir, você melhora seu desempenho, obtém informações novas, que o auxiliam a fazer melhor aquilo que já faz, e ainda ajuda a evitar mal entendidos.

Twitter: @rpmanaus

Referência:
SARAIVA, Nilzete. Em contato com Mídia (Manual do Assessorado). Manaus-Am: Texto pronto e Novo Tempo, 2009.
Anúncios

Um comentário sobre “O que o Relações Públicas deve oferecer aos Jornalistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s