Definições do Planejamento

Extraído do livro: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada.

É um processo racional – lógico, estudos, questionamentos, diagnósticos, tomadas de decisões, estabelecimento de objetivos, estratégias, alocação de recursos, curso de ações etc.

Planejar não significa simplesmente fazer previsões, projeções e predições, solucionar problemas ou preparar mecanicamente planos e projetos essas acepções não conferem o real significado do que seja planejar. Previsão corresponde mais a uma percepção provável do que possa ocorrer, projeção tende a se basear em situações do passado para prognosticar o futuro, predição diz de um diferente para determinada situação, mas não há elementos de controle para isso, a solução de problemas tem um caráter imediatista e transitório, e planos e projetos são instrumentos materiais do processo do planejamento.
Conceituação Básica
O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos. O planejamento é inerente ao processo de gestão estratégica e, para compreender sua natureza essencial, é preciso levar em consideração quatro princípios: 
  1. A contribuição aos objetivos: o planejamento desempenha um papel fundamental na obtenção dos objetivos totais;
  2. Função de Precedência: o planejamento precede as demais funções administrativas organização, direção e controle, pois, embora essas funções se interpenetrem, o planejamento é que estabelece os objetivos e os parâmetros para o controle de todo o processo administrativo;
  3. Abrangência: o planejamento exerce influência generalizada em todas as atividades da organização, provocando modificações necessárias aos recursos que estão sendo empregado ( humanos, técnicos e tecnológicos) e no sistema funcional como um todo;
  4. Eficiência, Eficácia e Efetividade: Eficiência significa fazer bem-feito, de maneira adequada, com redução de custos, desempenho competente e rendimento técnico. Eficácia liga-se a resultados em função dos quais é preciso escolher alternativas e ações corretas, usando para tanto conhecimento e criatividade para fazer o que é mais viável e certo. Efetividade relaciona-se com a permanência no ambiente e a perenidade no tempo, no contexto da obtenção dos objetivos globais.
” Planejamento é, assim, uma função organizacional contínua, porque o ambiente encontra-se em mutação permanente” ( DIAS, 1982,pg.19)
Características e dimensões específicas
  1. Abrangência: O planejamento deve envolver a organização como um todo;
  2. Integração: Deve integrar todos os setores organizacionais;
  3. Temporalidade: Deve orientar-se para o futuro, assumindo um caráter de longo prazo;
  4. Processo: Deve ocorrer mediante uma sucessão de fases;
  5. Flexibilidade: Deve ser flexível, para se adaptar às constantes mudanças;
  6. Filosofia: Deve pautar-se por princípios orientadores que direcionem suas atividades, dentro de um clima favorável para sua operacionalização.
Por planejamento organizacional entende-se aquele planejamento corporativo que integra e envolve todo o conjunto de unidades interdependentes da organização, facilitando e unificando as suas tomadas de decisões.

O planejamento não se resume apenas a uma operação mecânica e instrumental do que fazer, como fazer, queríamos justamente enfatizar que se trata de um processo complexo e, além de ser uma função administrativa e técnico- racional, é, sobretudo, uma função política, pois nada poderá ser feito sem vontade e decisão política.

Filosofia das Relações Públicas:Fazer as coisas bem e torná-las Públicas

Twitter: @rpmanaus

Referência: KUNSCH, Krohling Maria Margarida Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: SUMMUS, 2003.



Anúncios

Um comentário sobre “Definições do Planejamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s