Mídia Virtual

Extraído do livro: Em contato com Mídia (Manual do Assessorado)

A mídia virtual surgiu da absorção das tecnologias de comunicação pela imprensa. A veiculação de informações em rede mundial dinamizou o acesso do público e, ao mesmo tempo, ampliou o leque de possibilidades de atuação da assessoria de imprensa através da Internet. 

Menos confortável do que a impressa, a mídia virtual ganha em velocidade e instantaneidade, oferecendo vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas para o melhor aproveitamento do veículo. É imprescindível a sua efetividade na sociedade moderna.

A publicação de sites, a divulgação de informativos e, criar uma rede de contatos através de criação de blog, twitter, facebook, e-mail têm repercussão junto à sociedade, o que reforça a sua importância no trabalho da assessoria de imprensa.

Com um perfil bastante diversificado, a web permite respostas imediatas da parte do público, ensejando avaliações e adequações de posicionamento mais dinâmicas da parte do assessorado.

Vale ressaltar, o destaque que alguns blogs ou twitters vêm obtendo junto à sociedade, superando veículos tradicionais em credibilidade e instantaneidade da informação. A web, Segundo, AMÉRICO 2010 diz que: no Brasil o tráfego do uso da internet está a cada dia mais alto, milhares de pessoas estão conectadas a rede. Os brasileiros são uns dos que mais utilizam desse meio, estudos apontam o alto índice de pessoas que passam horas conectadas em busca de entretenimento, informações e notícias em tempo real.
Dicas para ter sucesso no espaço alternativo em mídias digitais:

  1.  Assegura o seu espaço na web, providenciando a publicação de um site, blog, twitter ou facebook cujo modelo atenda aos interesses da organização;
  2. A publicação do site não dispensa a divulgação de informações em outras páginas da internet. Por isso, mantenha atualizando o seu malling-list; 
  3. Abra espaço no site, blog, twitter ou facebook para ouvir opiniões de interesse da organização. Esse feedback é importante para a tomada de decisões;
  4. Noticie o aproveitamento de críticas e sugestões.
  5. E, ainda, inclua as publicações da web dentre as utilizadas para o clipping digital.
Por: Ana Clarissa
Twitter: @aclarissa
Referência:
SARAIVA, Nilzete. Em contato com Mídia (Manual do Assessorado). Manaus-Am: Texto pronto e Novo Tempo, 2009.
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