O que é networking?

Extraído do livro: Networking para sua vida pessoal e profissional

Networking está na moda, mas pouca gente sabe realmente do que se trata e o pratica da forma correta. Portanto, Networking não é trocar cartões, não é ser membro de comunidades e grupo de discussão na internet, não é se associar a entidades profissionais e estar em todos os eventos para ganhar visibilidade. Também não se trata da exploração de relacionamento para benefício pessoal e unilateral.

Networking é uma atitude, um jeito de viver, que valoriza a convivência em benefício de todos. Para fazer Networking corretamente, é preciso ter genuíno interesse pelas pessoas, respeito, solidariedade e reciprocidade. É uma via de mão dupla que permite formar e cultivar uma rede de pessoas com as quais você estabeleceu um vínculo. Networking se faz por interesse sadio, portanto, não é uma atividade interesseira.

Benefícios do Networking

Significado de Networking– (net= rede, work= trabalho).
  • Ter companhia;
  • Ter informações;
  • Ter ensinamentos;
  • Ter ajuda;
  • Ter acesso a oportunidades;
  • Pertencer a grupos;
  • Fazer amizades;
  • Aumentar o poder de solucionar problemas;
  • Ter proteção;
  • Conhecer melhor as pessoas;
  • Fazer negócios;
  • Conseguir trabalho.
Os benefícios do Networking decorrem do fato de que tudo de que precisamos é obtido por intermédio de pessoas. No entanto, quem conhece as pessoas certas e cultivar esses relacionamentos se beneficia de boa vontade, da flexibilidade, da informalidade, dos recursos, do tempo e dos conhecimentos dessas pessoas.

Ao praticar Networking, somos ao mesmo tempo fornecedores e usuários das facilidades e ajudas das quais as pessoas ou dispõem. 
Fazer Networking é dar e receber, é receber e dar.

Como, quando e onde fazer Networking

Dá trabalho, exige disciplina, habilidade e tempo, mas vale a pena para a vida e para a carreira. Por exemplo, no aspecto profissional, em um mundo de alta concorrência e escassez de oportunidade de trabalho, você vai ter mais recursos para descobrir mais e melhores oportunidades de emprego ou negócios.

Networking pode ser praticado em todo e qualquer lugar em que haja gente, em qualquer horário, em qualquer circunstância desde que com elegância, educação e a indispensável sutileza.

Não é imposição é troca de informações, gentileza e atenção. Com essa disposição, você faz Networking onde quer que esteja: na fila do banco, no lançamento de um livro, em palestras, na cozinha trocando receitas, em uma comunidade religiosa ou até na parada de ônibus.

Todos os dias, temos oportunidade de encontrar conhecidos e, principalmente, de conhecer gente nova, de ampliar nossa rede de relacionamentos. Para ter mais conhecidos, a “matéria-prima” são os Desconhecidos, e isso é o que mais existe no mundo. Portanto, as possibilidades de expansão da rede de relacionamentos são enormes. 

“Pessoas são uma fonte inesgotável de informações”. “Pratique Networking todos os dias”

Twitter: @rpmanaus

Referência: Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional/ José Augusto Minarelli. 1. ed. – São Paulo: Saraiva 2010. – (Série Superdicas).


Anúncios

Um comentário sobre “O que é networking?

  1. Em tempos complexos, onde os conceitos nao dao conta do costante processo de transformação em que vivemos, em tempo de globalização e estímulo à individualização, precisamos aprender a pensar e construir coletivamente. Precisamos redescobrir os outros e acreditar em nossa capacidade criativa. (André Barbosa Filho e Cosette Castro)

    PAMELA
    E-MAIL: ernandapamela27@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s