Projeto Ler para Crescer Amazônia

O Projeto Ler para crescer se une com o grupo RP Manaus para divulgação desse belíssimo trabalho incentivando a leitura.



O Projeto Ler para crescer iniciou após a observação das crianças que frequentavam a Catequese na Comunidade Católica Santo Expedido, Novo Israel (periferia da cidade de Manaus).Observou-se nos encontros de catequese que as crianças, mesmo estando na segunda e até quarta série do ensino fundamental, não sabiam ler e escrever, ou quando sabiam, não tinham conhecimento crítico. Aplicava-se, infelizmente, o conceito de “analfabetismo funcional”, tão abolido por Paulo Freire. 
Assim, após reunir com um grupo de pessoas, dentre os quais Hudson Costa, estudante de Serviço Social e com formação em educação popular, Antonia Merllyk, estudante de Contabilidade, Otávio Gomes, promotor de justiça no Amazonas, Elaine Elamid, advogada, surgiu a idéia de se criar um espaço simples, mas onde as crianças poderiam ter acesso à leitura e serem incentivadas ao hábito de ler, de forma lúdica e dinâmica, bem como ao direito de brincar, já que muitas não tinham acesso a brinquedos ou jogos, passando as manhãs ou tarde brincando nas ruas e sujeitas a todo tipo de influência, a exemplo da violência e drogas.
Pensou-se então em motivá-las, por meio da educação, incentivando o crescimento profissional (criando nelas a idéia de que podem freqüentar uma faculdade e vislumbrarem um futuro melhor, com mais dignidade). Também com a melhoria da vida da comunidade, com oficinas de educação ambiental e cidadania.

Situação atual do projeto encontra-se em seis unidades: Sagrado Coração de Maria, Santo Expedito, São José, Casa Betânia, Antonio Aleixo, Cidade de Deus e Iranduba (município do Amazonas). Cerca de vinte voluntários e mais de 80 crianças beneficiadas através do projeto.
Fim de ano é hora de arrumar e organizar sua “estante” com vários livros para doações. Se você não mora em Manaus pode doar através do site http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=114377 
Contatos: 
Sede: (92) 3082-6833
Celular:(92)8161-7669/9283-6381



Anúncios

5 comentários sobre “Projeto Ler para Crescer Amazônia

  1. Fiquei feliz em ver a divulgação do Ler para Crescer no blog de vocês…recentemente tivemos uma palestra com a RP Manuella Dantas sobre a importância da Comunicação do Terceiro Setor. Este ano estamos apostando ainda mais nas relações públicas do Instituto Ler para crescer para beneficiar muito mais crianças, jovens e famílias.

    Um abraço fraterno, Elaine Elamid
    Ler para Crescer.

  2. Ana, Já estamos agora concorrendo ao Anu Preto. Agora é em nome do Estado que concorreremos com as melhores iniciativas dos outros 26 estados brasileiros, dos 27 somente 3 ganharao o Premio Anu Preto. Agradeco tua ajuda para conseguirmos conquistar o Anu Dourado, agora, vamos continuar a parceria que deu certo com o Anu Preto 😉 Forte Abraco.

    P.S.: Em fevereiro retomaremos as atividades nos pontos do Instituto e esperamos tua visita! Vamos agendar!

    Merllyk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s