Transmídia: O que eu tenho a ser com isso?

No mundo atual é impossível não dar uma checada na rede social e conferir o que está acontecendo, o que estão postando, o que é tendência seja pra curtir, compartilhar ou retuítar. Se escrevesse esse artigo há dez anos com certeza as pessoas estranhariam estes termos. Hoje é tão comum você ter um e-mail e fazer um login nessas mídias sociais e tornar-se assim um sujeito no mundo virtual.

Transmídia tem a ver com essa interatividade e integração que o conteúdo digital tem com esse “caminho” traçado por nós enquanto cyberespectadores,. É fazer aparecer em mais tipos de mídias o conteúdo, o produto, a história e o desfecho. Quando você procura algum assunto no site de pesquisa e você se depara com ele, mas vai clicando dentro do site e encontra um vídeo, outro texto e imagem.

A transmídia já existia antes deste mundo virtual quando ao lermos um anúncio numa revista saímos a procurar alguém de confiança que tenha usado ou se queixado do produto. É a criação de um mundo-história de informações a cerca de produtos, por exemplo. Quando há essa interatividade no mundo virtual algo viraliza e vocês ficam acompanhando todos os passos.

É oferecer um conteúdo que vai se propagando pelas mídias tradicionais (rádio, TV) e pelas novas tecnologias (sites, blogs e mídias sociais); Algo por exemplo que toque a nossa emoção e faça a gente acompanhar como foi o caso da Vivo. http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2012/09/03/Vivo-lanca-acao-com-historia-de-amor-.html

A história começava no cinema e continuava no Facebook e Youtube.

Temos vários exemplos atualmente. E você com certeza depois deste artigo vai sair pesquisando mais e mais sobre Transmídia! Boa viagem!

Por Ives Montefusco relações-públicas e colunista do RP Manaus

 

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