BOATOS E FATOS DE MANAUS

Boatos ou rumores, eis a questão.

1614963_610061995733206_1301338977_n

“Me contaram que o restaurante do Roma foi fechado. Ouvi dizer que vai vir um Outback à Manaus. Nossa, é verdade”? E assim alguém começou um rumor sobre a vinda de um restaurante muito conhecido no sudeste e popularizado nas tendências de consumo aqui na cidade de Manaus. Seria a mesma coisa dizer que no Millenium teremos uma Starbucks. Não seria má ideia, porém é uma inverdade.

Quando tratamos de rumor no âmbito empresarial vale relembrar Homero Fonseca que retrata um caso bem particular: o rompimento da barreira de Taparucá em Recife. No livro acompanhamos passo a passo de um rumor que se alastrou pela cidade e causou uma histeria coletiva em que a população entrou em colapso.

Mas como descobrir a origem de um rumor ou boato? Alguns autores dizem ser de origem espontânea e não planejada. Ou seja, brotam e se perpetuam. Tem autores que destacam a diferença de boato para rumor. Boato seria direcionado ao interesse de um indivíduo ou grupo menor. Enquanto o rumor refere-se a algo mais universal e abrangente.

Costuma-se usar muito do rumor e do boato para ferir a imagem de uma organização ou entidade pública. Veja por exemplo, o cancelamento do bolsa-família que acabou desajustando uma série de ações do Governo Federal e até houve um pronunciamento da Presidenta Dilma desmentindo esses rumores.

Boatos, fofocas e rumores são pratos cheios para os Relações-públicas das organizações que trabalham diretamente com a gestão da imagem e da identidade. Para relembrar os boatos nascem da comunicação informal e tem um processo de sujeito anônimo. Hoje em dia temos nas Redes Sociais acessos à conteúdos de mortes falsas de artistas, manipulações de conteúdos, conflitos entre associações e no ritmo que se viraliza a informação os boatos tendem a se descontrolar.

No entanto, para facilitar a comunicação e contornar um boato é inteligente tornar formal a comunicação e unificar o conteúdo a ser passado. Nota na imprensa ou na fanpage como fez o Empório Roma ao desmentir e solicitar que as informações fossem acompanhadas em comunicado oficial.

Aliás, me contaram que você cortou o cabelo, é verdade?

Por: Ives Montefusco
Relações-públicas
AMPA – Associação Amigos do Peixe-Boi
Visite nosso site: www.ampa.org.br
Facebook: peixeboi.ampa
AMPA: (92) 3236-2739
Anúncios

Um comentário sobre “BOATOS E FATOS DE MANAUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s