10 filmes que mostram o que é um RP.

10 Filmes

Todos sabem que a profissão de RP não é muito divulgada aqui no Brasil – um dos motivos para que o blog que vocês estão lendo exista – e talvez muita gente não saiba a grande quantidade de produções cinematográficas em que o dia-a-dia de um relações-públicas é retratada. Na verdade, muitas pessoas já podem ter assistido tais filmes mas devido ao desconhecimento da profissão não se ligaram no que estavam assistindo realmente.

Em baixo estão 10 filmes em que temos a presença de um RP:

  1. Wag The Dog:

O filme, que conta com a presença dos astros Dustin Hoffman e Robert DeNiro, mostra a vida de um RP que trabalha em Washington e acaba de criar uma guerra falsa usando alguns artifícios, como filmes e músicas-temas, para dar credibilidade. Tem como enfoque o que um RP tem capacidade de fazer.

  1. Jerry Maguire:

Talvez um dos mais importantes filmes sobre esse assunto e que tem como estrela o ator Tom Cruise. A história-central é a luta que um RP tem para não perder sua clientela para outros profissionais da área. Além de mostrar muito as habilidades que um profissional de RP tem também temos referência ao marketing.

  1. The Social Network:

Talvez o filme mais conhecido da lista nos ajuda a perceber o poder das mídias digitais e a sua importância para a nossa profissão. Tem a história real da criação do Facebook feito por Mark Zuckerberg até então um estudante de Harvard e que hoje é um dos homens mais ricos do mundo.

  1. Jersey Girl:

Apresenta logo no início do filme Ben Affleck perdendo uma importante conferência de imprensa e seu emprego. Mostra como um homem inexperiente consegue se tornar um bom relações-públicas. O filme consegue retratar bem a vida cheia de pressão que um profissional dessa área vive.

  1. Thank You For Smoking:

Segue um modelo suave e de boa aparência e faz um lobby do tabaco – como as propagandas relacionadas a saúde aparecem na televisão – e em várias outras cenas divertidas que questionam outras indústrias. O filme termina com uma frase clássica: “Michael Jorndan joga a bola. Charles Manson mata pessoas. Eu falo. Todo mundo tem um talento”.

  1. The Candidate:

Mostra como um candidato com poucos recursos pode se tornar de alto nível com o auxílio de um RP. Apresenta o poder de manipulação que esses profissionais possuem.

  1. Al The President’s Men:

O tema central da produção cinematográfica é o complô que existe para desmoralizar o maior símbolo de poder dos EUA, a Casa Branca. Esse tema pode ajudar alguns estudantes ou até mesmo profissionais já formados a lidarem com uma situação de crise.

  1. Phone Booth:

Enquanto apenas o início do filme discute a carreira de Stu Sheppard, interpretado por Collin Farrell, o filme inteiro trata sobre quem está jogando com um publicitário. Só por isso merece estar na lista dos 10 mais de RP.

  1. Sweet Smell Of Success:

Apresenta como se dá a relação entre um colunista de fofocas e o líder de uma agência de relações públicas. O filme é relevante para jornalistas e relações-públicas. É antigo, de 1957, mas muito respeita tanto que faz parte do Registro Nacional dos EUA.

10. Primary Colors:

Relaciona mais uma vez a profissão de RP com a política, mais precisamente os candidatos. Demonstra o que um profissional faz com situações de emergência e como deve se portar diante da mídia.

Fonte: Universia

Por: Valber Silva, 2º período de RP na UFAM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s