A Receita “RP Manaus”!

RP MANAUS - APRESENTAÇÃO MARCA

Vamos à seguinte receita: pense na felicidade de estar se formando, junte a vontade de fazer honra aos seus estudos, ponha um pouco de amor pela profissão e insira dentro uma vontade de fazer com que o mundo respeite mais e saiba o que você faz. O resultado dessa receita já saiu do forno e hoje em dia mais de 7.000 pessoas, levando em conta o Facebook, já o conhece. O resultado dessa receita é o “RP Manaus”.

“Ele é uma porta que foi aberta para a profissão ser divulgada e ao mesmo tempo incentivar estudantes e profissionais a debaterem o nosso cenário de RP.” (Anna Beatriz Nobre começou sua participação na iniciativa em 2011)

537794_357938480907846_1199659683_nO RP Manaus surgiu, em fevereiro de 2011, da vontade de uma “chef”, conhecida como Ana Clarissa Cavalcante, em mostrar ao seu estado natal, Amazonas, e até ao Brasil o que é a profissão de Relações Públicas. Objetivo que para ser alcançado teve como apoio as redes sociais, febre que consome a sociedade, e eventos.

Tinha como missão, além de disseminar a profissão na região, tornar-se referência entre os profissionais como um dos melhores grupos de discussão de RP do Brasil e agregar valores e conhecimento na área.

Seu conjunto de valores era formado por: Ética, inovação, conhecimentos, responsabilidade, respeito entre as outras áreas, compartilhamento de ideias, profissionalismo, resiliência e empenho.

294702_236323633069332_2780777_nO RP Manaus tem promovido ações voltadas para comunicação, marketing digital, empreendedorismo, mesclando vários profissionais de diversas áreas num só evento.

“A profissão de Relações Públicas era muito pouco conhecida e, principalmente, pouco discutida também. Com a criação do RP Manaus, a profissão ganhou destaque em diversos lugares, não apenas em Manaus mas no Brasil inteiro. Como estive no grupo desde a fase ‘inicial’ posso dizer que há as Relações Públicas no Amazonas antes e depois do RP Manaus, foi uma mudança extremamente positiva.” (Raísa Castro, permaneceu no RP Manaus de março de 2012 até setembro de 2013)

COMO FAZER?

405236_303141423054219_1562622529_nJá no seu ano de nascimento, 2011, o “projeto” RP Manaus organizou importantes eventos que fizeram com que no fim deste ano ele fosse nomeado como “o quinto melhor blog de Relações Públicas para ser lido em 2012”. Nomeação feita pelo moderador do blog Comunicação Urbana, Marcelo Chamusca. “O critério é ser um blog de estudante ou profissional de RP que esteja atualizado, não se trata de uma eleição, mas de uma lista de indicações de blogs que merecem ser seguidos no próximo ano”.

Ana Clarissa

Ana Clarissa Cavalcante

A nomeação fez com que Ana Clarissa, idealizadora do grupo, denomina-se o RP Manaus como uma iniciativa de empreendedorismo “pois segundo pesquisas no Brasil o tráfego do uso da Internet está a cada dia mais alto, milhares de pessoas estão conectadas a rede. Os brasileiros são uns do que mais utilizam esse meio. Estudos apontam o alto índice de pessoas que passam horas e horas conectadas em busca de entretenimento, informações e notícias em tempo real”, explica a idealizadora”.

Após mais um ano de trabalho, em 2012 o grupo ganha um prêmio nacional que envolve toda a blogosfera do Brasil. E de quinto lugar sobe para o segundo na lista feita por Chamusca. Além disso, já acumula uma rede de contatos com grupos de RP de várias partes do país e começa a conhecer o cenário da profissão em outras regiões e ainda fecha diversas parcerias como Digitalks e a ESPM itinerante.

“Aprendi, no RP Manaus, que no nosso “mundo”, contatos são TUDO! Nós precisamos sempre ter um circulo social muito bem relacionado e sabermos aproveitar isso enquanto RPs, no ramo profissional.” (Meiry Monteiro, entrou no grupo em maio de 2012)

406830_450461198322240_380325477_nEm 2013 a equipe se volta para eventos externos como o Fórum Municipal de Juventude, o Congresso de Mídias Sociais em Salvador, o VII Simpósio Amazonense de Engenharia de Produção, além de apoiar o projeto Tchibum no lago do limão.

img_8638

Equipe de 2014.

Em 2014, é dada a largada para uma nova estrutura para o RP Manaus. É realizado o primeiro processo seletivo, tendo objetivo de integrar ainda mais o RP Manaus pra sociedade local, com 80 inscritos, sendo 15 candidatos de outras áreas desde administração a turismo. Foram selecionados três candidatos no total que atualmente fazem parte da coordenadoria das áreas de comunicação e marketing, logística e estratégia e relações externas. Agda Salles, Paloma e Ruda Marques. Ocorre a conquista de novos patrocinadores como Grupo Simões, Bemol, Tropical Multiloja e entre outros. Nesse ano é fechada parceria, também, com a Fabriq Aceleradora onde são realizadas nossas reuniões e treinamentos.

Grupo Atual

Membros do programa RP Manaus Na Prática.

No segundo semestre é colocado em prática o programa “RPManaus Na Prática” que tem como missão colocar em prática a comunicação integrada. Atualmente somos 14 RPs, trabalhando arduamente para realização do Imersão, o maior evento de comunicação, marketing e estratégia da região norte.

infografico- RPManaus-01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s