Em Manaus, cursos e iniciativas comemoram os 100 anos das Relações Públicas no Brasil

Os campos de atuação profissional em comunicação no Brasil crescem a cada ano como promissoras áreas de atuação no mercado de trabalho. Entre os cursos mais populares nas universidades nacionais, encontramos o Jornalismo, a Publicidade e Propaganda, entre outros. Mas há ainda um curso cuja tradição e foco de estudo ainda gera notável interesse de profissionais e estudantes, e que hoje está completando 100 anos de atividades profissionais, a área de Relações Públicas.

­As Relações Públicas surgiram no Brasil em 1914, e entre este marco histórico e os dias atuais, muita coisa mudou. A evolução da comunicação digital proporcionou novas áreas de atuação para estes profissionais que já possuem reconhecimento em atividades como Assessoria de Comunicação, Produção de Eventos, Gerenciamento de Crises e Planejamento em Comunicação.

Em Manaus é possível encontrar o curso na Universidade Federal do Amazonas – UFAM e no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. Inclusive, entre os dias 9, 10 e 11 de dezembro, no auditório Solimões e Bloco Mário Ypiranga do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o curso na UFAM realizará evento em comemoração aos 100 anos de atividades das Relações Públicas no Brasil. Na programação, oficinas, premiações e homenagens serão destaques do evento que pretende reunir alunos, professores e profissionais da área.

Outro destaque da área na capital é encontrado na iniciativa Relações Públicas Manaus ou RP Manaus. O RP Manaus iniciou suas atividades em fevereiro de 2011, obtendo destaque como quinto melhor perfil para ser seguido em linguagem web no ano de 2011, segundo blog Comunicação Urbana, e ainda participou em eventos como Fórum Mundial de Sustentabilidade, Make Your Choice Norte – I Fórum de Negócios Sociais da Região Norte e Startup Weekend, evento de abrangência global. Também estabelecendo parcerias ao longo destes três anos com entidades como a HSM Group, ESPM itinerante e Digitalks.

Em 2014 o RP Manaus ainda realizou diversos eventos, contando com a participação de palestrantes nacionais, como o relações-públicas e empreendedor, Guilherme Alf, e mais recentemente o Diretor de Mídias Sociais e Internet da Prefeitura de Curitiba, Marcos Giovanella, responsável pelo sucesso da página da Prefeitura de Curitiba no Facebook, em um evento em homenagem aos 100 anos da área, o ‘Momento RP’.

IMG_7156  _MG_7404

Sendo assim, a área de Relações Públicas, tanto no âmbito nacional como local, possui grandes vias de crescimento para mais 100 anos, e ela será bem representada por seus  cursos e iniciativas que buscam o reconhecimento, especialização e excelência deste profissional da comunicação.

10841576_831815090212573_1288906142_n 10822149_831815096879239_1276460972_n

Por: Agda Salles, 6º período, UFAM

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s