Vinte profissionais de relações públicas que todo calouro de rp deve conhecer.

Por: Ana Clarissa Cavalcante

Quando ingressei na faculdade em 2007, não tinha ninguém para falar “olha essa aqui é profissional de RP, ela é sensacional na comunicação interna, ou olha esse aqui é uma referência em produção de eventos ele é incrível”. Ninguém me mostrou nada e nem ninguém. Eu que fui pesquisar através de um amigo chamado google.com e fui conhecendo esse universo de relações  públicas através de congressos e contatos. Muita coisa mudou de lá pra cá ,principalmente a agilidade das informações. Essa lista não é de colocação primeiro lugar ou último lugar, nada disso, fiz a minha pesquisa e minhas referências através de palestras que participei, congressos, leituras de artigos, empatia e principalmente a importância deles no nosso mercado de relações públicas no Brasil, Amazonas e até internacional. Existem mais de 200 profissionais de RP no estado do Amazonas e você precisa conhecer alguns deles.

Sheyla Sobreira, relações públicas, especialista em marketing empresarial. Atua mais de vinte anos no mercado de comunicação corporativa em Manaus. É uma das nossas maiores referencias profissionais de comunicação na
área do varejo, empresarial, mídias digitais, liderança, planejamento de mercado e atendimento ao consumidor.

Carol Terra, relações públicas, doutora e mestre pelo programa de ciências da comunicação pela ECA-USP, Especialista em gestão estratégica da comunicação organizacional e relações públicas. Atualmente consultora de mídias sociais e professora para os cursos de pós em comunicação e gestão da comunicação digital diversos MBAs. Autora do livro “Mídias Sociais…e agora?” e diversos outros livros e e-books. Foi responsável pela gestão das mídias sociais do Grupo Nestlé, com atuações focadas na marca Garoto.

Judy Tavares, relações públicas, mestre em ciências da comunicação, especialista em administração de recursos humanos, professora do departamento de comunicação social da UFAM. Atualmente, é coordenadora da agência
experimental de comunicação da UFAM, tem uma vasta experiência profissional na área de comunicação e responsabilidade social e desenvolve pesquisa na área de redes sociais digitais.

Anna do Valle, é relações  públicas e especialista em comportamento organizacional, atua mais de dez anos no mercado amazonense em organização de eventos internos, projetos na área de responsabilidade social corporativo, ações promovidas pela Coca-Cola e atualmente é strategic bussiness partner da recofarma.

Jonas Jr, relações públicas, mestre em ciências da comunicação, especialista em Marketing Empresarial e possui graduação em tecnologia de produção publicitária. Atualmente, é dourando em sociedade e cultura na amazônia e tem uma experiência na área de comunicação organizacional e mercadológica.

Inara Costa, relações públicas, mestre em engenharia de produção, especialista em marketing empresarial, já foi chefe de departamento de Comunicação Social, orientou vários trabalhos  vencedores  da EXPOCOM (Intercom),possui experiência em pesquisa na área de comunicação organizacional, gestão e  gerecimento  de projetos, organizou obra memória do curso de relações públicas da UFAM 35 anos de trajetória, atualmente é diretora do departamento da qualidade do relacionamento com o cidadão da subsecretaria de gestão na secretaria municipal de financias, tecnologia informação e controle interno –SEMEF.

Daniel Dipp,  é um ser humano especial ele tem um projeto incrível com a metodologia de ensino inovador que tem como objetivo fazer com quê o jovem tenha acessoa à conteúdos que deveriam ser acesso a todos. Fundador da Quiron escola de empreendedorismo e inovação, além disso, é graduado em relações públicas, pela Universidade Federal do Paraná.

Danilo Egle, relações públicas, especialista em Gerenciamento de Projetos, cinema, tv e mídias digitais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente sócio-diretor da empresa Uplink Conteúdo Digital e jovem super empreendedor e de visão.

Alberto Jean, relações públicas com experiência em gestão de comunicação corporativa, produção de vídeos corporativos. Especialista em ilustração, comunicação  corporativa, coordenação de equipes, gestão de comunicação estratégica, produção de  audiovisuais corporativos, quadrinhos educacionais, informativos, house organs e atendimento ao cliente.

Larissa Prado, relações públicas, especialista em comunicação empresarial e marketing. Uma vasta experiência na área de comunicação institucional, marketing, organização de eventos, comunicação interna, planejamento e execução de ações de comunicação, imagem institucional para os diversos públicos. Durante três anos atuou na área de Comunicação Interna e Eventos na Petrobrás (RENAN) e oito anos como analista de comunicação e marketing na FUCAPI. Atualmente, trabalha na área de comunicação da empresa Samsung Electronics.

Luiz Alberto de Farias, relações públicas, Doutor em Comunicação e Cultura, mestre em Comunicação e Mercado, especialista em Teoria da Comunicação, graduado em jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul. É diretor
acadêmico das escolas de comunicação e educação da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), é professor- doutor da escola de comunicação e artes da Universidade de São Paulo. Atualmente, é diretor presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Um jovem carismático e apaixonado chamado  Guilherme Alf, é relações públicas e  empreendedor, Sócio-proprietário do publibrand e da Valentina Bar, que é a primeira rede de bares temáticos de erotismo do Brasil, e criador do Todo mundo precisa de um rp.

Falando em jovem que todo jovem deveria conhecer, não posso deixar de falar do  Pedro Prochno, empreendedor da geração Y, relações públicas e especialista em Administração Empresarial. Atualmente trabalha na Uber, uma start-up de tecnologia, criador do Blog Relações, um dos melhores blogs de rp (conteúdo e visual), e sócio da Todo mundo precisa de um RP.

Pegando o gancho dessa galera do todo mundo precisa de um rp não poderia faltar na minha lista a  Ariane Feijó, particularmente, sou super mega fã dessa gaúcha, apesar de ser torcedora do internacional. Bacharel em Relações Públicas, especialista em Marketing, Gestão de Arte e Cultura e mestranda em Estudos de Cultura pela UCP/ The Lisbon consortium, atua como RP há mais de 15 anos, tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado nos Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. Foi reconhecida duas vezes (2013 e 2014) como uma das 20 mulheres mais influentes do marketing promocional pela sua atuação como gestora de conteúdo e networking para o site Promoview no Festival de Cannes/ França. Atualmente desenvolve estratégias que geram visibilidade e vendas para start ups e PMEs, metodologia que chama de inbound PR. Atua como Global PR na internacionalização de negócios entre o Brasil e a Europa e é cocriadora da “As Pequenas Grandes Ideias”, da Incubadora de Artistas/ Lisboa e da Todo Mundo Precisa de um RP.

Viviane Mansi, relações públicas, pós-graduada em liderança pela Fundação Dom Cabral e em Negócios pela FGV, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, tem  quinze anos de experiência na área da indústria farmacêutica e, atualmente é gerente de comunicação e public affairs da GE.

Mara Baroni, relações públicas, mestre pelo departamento de psicologia clínica e cultura, especialista em gestão da comunicação nas organizações e consultora em relações públicas e comunicação.

Marcus Bonfim, relações públicas, mestrando em Ciências da Comunicação pela na ECA USP, atualmente professor da FECAP. Foi presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP).

Rudimar Baldissera, relações públicas, especialista em gestão de recursos humanos, mestre em Ciências da Comunicação/Semiótica e doutor em Comunicação Social, em 2010 foi vice-presidente da ABRAPCORP. Atualmente é professor associado do Departamento de Comunicação (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) professor e pesquisador do programa de pós-graduação em comunicação e informação da UFRG, é líder do grupo de pesquisa em comunicação organizacional, cultura e relações de poder. Tem uma vasta experiência na área de comunicação, estratégia, comunicação organizacional, identidade, imagem-conceito, cultura, relações de poder e comunicação turística.

André Quiroga, relações públicas, doutor em ciências da comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, mestre em Ciências da Comunicação, foi coordenador da divisão temática relações públicas e comunicação organizacional do INTERCOM é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto no departamento de comunicação social.

Para finalizar minha lista não posso deixar de falar de uma jovem que, na minha opinião, é uma inspiração para jovens empreendedores, Lorrana Scarpioni. Bacharel em relações públicas e Direito, idealizadora de uma das
melhores startups do mundo. Ela encontra-se na lista do MIT (Massachussetts Institute of Technology) dez brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos. Com menos de 25 anos, Lorrana é uma das duas mulheres que criou uma rede colaborativa de troca de tempo, a plataforma Bliive, que hoje possui mais de quinze mil usuários e está em 55 países.

Viu que tem RP pra caramba! RP no mercado, no empreendedorismo  business,  empreendedorismo social, nas universidades, nas pesquisas. Se você também tem sua lista de RP que inspiram você no cotidiano manda pra gente! Claro, algumas pessoas vão questionar faltou a Margarida Kunsch, Peruzzo, Fábio França, Maria Aparecida Ferrari e tantos outros que são incríveis! Essa galera já faz parte do nosso cotidiano, das nossas leituras o objetivo da minha lista foi de apresentar “novas referências” pra você amigo, calouro!

Sugestão envia para  aclarissa@rpmanaus.com

Anúncios

3 comentários sobre “Vinte profissionais de relações públicas que todo calouro de rp deve conhecer.

  1. Ana Clarissa, bom dia!
    Obrigado pela gentileza do reconhecimento. Estar ao lado de 19 colegas que estão aí, cada qual a sua maneira, projetos e realizações, vão edificando a nossa área e profissão. Desta diversidade é que vamos fazer os avanços que todos queremos. E eu incluiria você mesma nesta lista, pelo trabalho do RP Manaus, que merece aplausos. Beijos e vamos à luta!
    Marcus Vinicius Bonfim.

  2. Pingback: 14 Profissionais de Publicidade que você precisa conhecer |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s