Evolução dos conteúdos nas mídias digitais

Por: Ana Clarisssa

A partir de 2010, tivemos um BOOM diante das novas mídias, as empresas começaram a caminhar com um olhar desconfiado e com isto surgiram vários profissionais colocando em prática o que se aprende na teoria, principalmente o planejamento estratégico de comunicação na era digital. Estava lendo um artigo da Carol Terra, onde ela definiu a comunicação digital desta forma “A comunicação digital interativa se vale da ruptura de duas condições clássicas de toda a comunicação: o tempo e o espaço. Na rede, a distância física e o tempo são elásticos e por isso a comunicação neste ambiente é policrônica e multidirecional. Porém, o ato de estar presente na rede, conectado, é condiçãosine qua non para a configuração do ato comunicacional digital”. Vale a pena a leitura completa http://www.unisc.br/portal/upload/com_editora_livro/ebook_relacoes_publicas.pdf

Ou sejaaaa, temos a obrigação de DIAGNOSTICAR cada cliente, e através desse processo iniciar as etapas de planejamento, criação de conteúdo e executar o Inbound Marketing ou melhor Inboud PR. Atraindo o tráfego, convertendo visitantes em leads, converter leads em vendas, transformar clientes em fãs, aumentar sempre o engajamento, monitorar e gerenciar pra melhor!  É obrigação do social media ou da agência criar conteúdos exclusivos e que agreguem valor a marca e ao cliente.  O que acontece é que estamos “perdidos” procurando receita de bolo nas redes sociais e como grandes profissionais renomados falam em seus cursos e palestras, em redes sociais NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO, é teste todos os dias. Se voltarmos ao tempo, percebemos a evolução dos conteúdos nas empresas. Quem lembra da época do BOM DIA, amores! “Hoje é dia da maça” (todo dia era dia de alguma coisa, assustador isso), BOA NOITE, amigos um ótimo final de semana! E as frases de efeito? Clarice Lispector, Fernando Pessoa (nada contra, até gosto deles). E as frases dos grandes filósofos e empreendedores? Peter Drucker se tornou super reconhecido pelos internautas graças as empresas e organização. “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”.  Ok! Durante esses últimos cinco anos tivemos vários cases incríveis, onde algumas marcas brasileiras souberam falar diretamente com o seu público. Exemplo disso foi o case do Chocolate Garoto, que criou um chocolate especifico para a copa 2014 através das mídias sociais, fortalecendo a opinião pública dos internautas, através da interação e solicitando a opinião de cada fã. Mais de cem mil pessoas votaram e escolheram o chocolate ao leite, caramelo e castanha de caju ou seja interação e relações públicas na prática.

Em 2014, surge a “incomum” Página da Prefeitura de Curitiba, um modelo de gestão em social media, que quebrou com todos os paradigmas da comunicação “formal” segundo o ​​próprio Diretor de Mídias Digitais Marcos Giovanela (que tivemos a oportunidade de trazê-lo para o evento Momento RP em novembro de 2014) A forma curitibana de atuar na internet foi inspirada em exemplos internacionais, como o de Barack Obama e das prefeituras de Berlim, Nova York, Amsterdã e Paris. Quebrando a cultural da comunicação pública “formal” e com a missão de aproximação com o cidadão. Das frases de efeito para o bom-humor! Das frases de empresários renomados para a humanização e da aproximação cada vez mais com seus fãs. Pra finalizar outra página “incomum” super descontraída é do Cemitério Jardim da ressurreição, linguagem simples e divertida https://www.facebook.com/cemiteriojardim.ressurreicao.7 e claro outra fan page que vem se destacando com muito bom humor é da Relações Públicas da Depressão sem apelo/sensacionalismo é uma pagina super divertida com linguagem super jovem https://www.facebook.com/rpdepressao

Fica a dica! “social media”

  • Devemos ser intuitivos,
  • Mais estratégico e menos técnico.
  • Ir além da tela do notebook,
  • Diagnosticar a fundo o cliente e o público,
  • Percepção humana é o nosso diferencial.
  • Criar conteúdo humanizado, inspirado, divertido e de relevância.
  • Cada cliente é único! Sempre foi assim e sempre será!

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