14 Profissionais de Publicidade que você precisa conhecer

14052016.png

 Nós do RP Manaus pensamos em Comunicação de forma integrada porque queremos estar sempre a favor dela, e isso é o que nos leva a uma nova perspectiva de como exercer, ser, respirar e viver intensamente a profissão de comunicador. A partir disso, um novo olhar nos impulsiona para compreendermos o que realmente é profissionalismo.

Atualmente, a nossa equipe é composta por alguns publicitários, estudantes e graduados, então, tagarelando em alguma de nossas reuniões, decidimos listar alguns profissionais que de alguma forma fazem a diferença na nossa jornada. Excelentes no que fazem, são nossas referências quando nos perguntam quem nos motiva a permanecer e lutar cada vez mais a favor da ética em nossa profissão. A intensão é chegar um pouquinho perto do que essas pessoas conseguem fazer, além de nos mostrar todo dia que existe, sim, gente muito boa por aí que talvez você nem saiba que exista. Se você é novo nisso, presta bem atenção nesses nomes, você pode ouvir falar deles por aí.

Lembrando que essa lista não é de colocação de primeiro ou último lugar, é apenas baseada em nossa vivência na área, seja dentro ou fora da sala de aula, em palestras, cursos, através de leituras, e até mesmo a partir da nossa curta experiência de mercado. Contém nomes regionais e nacionais.

Washington Olivetto

Talvez o nome mais conhecido da lista, começou a cursar a faculdade de Publicidade, mas não concluiu. Seu primeiro trabalho na área publicitária foi como redator em 1969 aos 18 anos. Depois chegou à DPZ, onde assumiu o cargo de diretor de criação. Após 14 anos de agência, fundou a sua própria, inicialmente em uma associação com a GGK, que deu origem a W/GGK, e logo após à W/GGK, que depois passou a chamar-se W/Brasil.

Corintiano fanático, criou o termo “Democracia Corintiana”, movimento iniciado no clube de Parque São Jorge que se contrapôs aos métodos tradicionais dos times de futebol.

Fonte: Terceiro Tempo e Wikipedia

Cássia Menini

Graduada em 2006 pela Uninorte em Publicidade e Propaganda, fez especialidade em Marketing Estratégico e Branding (Gestão de Marcas) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Começou no mercado como redatora e foi professora na Faculdade Martha Falcão até 2012, enquanto exercia o cargo de executiva de planejamento na Saga Publicidade.

Fonte: Linkedin

Marcello Serpa

Nascido em São Paulo, foi sócio-presidente e diretor de criação da AlmapBBDO quando tinha apenas 29 anos, em 1993. Mas foi na a Alemanha, em 1983, quando foi estudar artes gráficas, que teve o seu primeiro contato com a propaganda sendo diretor de arte em agências como a GGK e R.G. Wiesmeier. Quando retornou ao Brasil continuou a sua carreira em DPZ Rio, DPZ São Paulo e DM9. É um dos diretores de arte mais premiados do Brasil.

Após 34 anos de profissão, em 2015 despediu-se da AlmapBBDO, para que, segundo a Revista Trip, descubra outras paixões.

Fonte: Revista Trip e Wikipedia

Aldo Bitencourt

É Cofounder e Diretor Comercial e Inovação da Fermen.to, uma startup de ideias sediada em Manaus desde 2013. Aldo é formado em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes e Design; tem especialização pela Miami Ad School em Direção de Arte, área que atua desde o início de sua carreira.

Fonte: Linkedin e Fermen.to

Nereida Tavares

A brasiliense, que reside em Manaus há mais de 30 anos, há 8 atua como professora na Uninorte. Tendo formação pela própria Universidade, lá, coordena dois projetos de extensão feitos exclusivamente para alunos: o Nueva, o núcleo de eventos, e a Portfólio, agência experimental de Publicidade do curso. Com 20 anos de atuação no mercado local, tem especialização em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas e experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda.

Fonte: Escavador e Portal Dialog

Nizan Guanaes

Comunicador e empresário, é nascido em Salvador e formado em Administração de empresas pela universidade Federal da Bahia. Iniciou sua carreira ainda em sua cidade natal como redator publicitário. Chegou a trabalhar em agências no Rio e em São Paulo, dentre elas a DPZ.

Em 1989, comprou a agência DM9 (atual DM9DDB), sediada em Salvador, transformando-a em uma empresa nacional. Após a venda da mesma, fundou a agência Africa, que hoje é uma das 10 maiores agências brasileiras e tem sedes espalhadas pelo mundo.

Atualmente é chairman e fundador do maior grupo da América Latina, o Grupo ABC, holding brasileira formada por 13 empresas de publicidade, marketing, branding e entretenimento, algumas como DM9DDB, África, Loducca, XYZ Live e Sunset.

Fonte: Vitamina e Linkedin

Thiago Henrik

Graduado em Publicidade e com pós em Produção, Direção e Criação em Cinema, atua hoje no mercado manauara como Redator da agência R2 Ideias, onde, por um ano, chefiou ainda a equipe de Presença Digital. Antes disso, trabalhou por dois anos em projeto da agência paulista F. Biz, do grupo WPP, uma das maiores agências de mídias digitais do Brasil, em parceria com o portal Papo de Homem. É ainda co-fundador e diretor de conteúdo do blog Mapingua Nerd, referência entre o público geek de Manaus.

Fonte: Behance

Amarinildo Ozório

Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, onde também obteve tecnólogo em Publicidade e mestrado profissional em Ensino Tecnológico. O especialista em Marketing Estratégico pela USP, é membro do grupo de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino. Já passou de redator, designer, assistente de Comunicação, Chefe de Criação de revista, a Secretário Extraordinário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo e Analista de Marketing Pleno da Rede Amazônica, onde permanece até hoje aliado à profissão de professor.

Fonte: Linkedin

Rodolfo Medina

O publicitário é presidente da agência carioca Artplan desde 2006, agência fundada por seu pai em 1967, e vice-presidente comercial da marca Rock in Rio. Responsável por movimentar milhões, se tornou o homem por trás da maior captação de patrocínio já feita na história do entretenimento nacional.

Fonte: O Globo

Teresa Moss

Teresa já é publicitária aposentada, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especialização em Design, Propaganda e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas. Já foi professora nas principais Faculdades de Manaus como Boas Novas, Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, UniNorte e Nilton Lins. Em seus tempos de agência trabalhou como produção gráfica e vídeo; a tráfego, fotografia, marketing e pesquisa. Trabalhou em agências como a Almap (São Paulo), Oana Publicidade e Saga Publicidade (Manaus).

Fonte: Escavador e a própria Teresa.

Erickson Monteiro

O pernambucano que reside em São Paulo, tem apenas 22 anos, graduou-se em Publicidade pela DeVry University em 2014 e é certificado em Marketing Digital pela ESPM. Iniciou sua carreira na Comunicação aos 10 anos de idade como locutor infantil e, aos 17 anos, fundou a sua empresa Plugcitários, onde, desde lá, já realizou mais de 100 palestras, em 4 países; já qualificou mais de 30 mil estudantes e profissionais de Publicidade, em mais de 50 cidades da América do Sul, além de ser um dos portais de comunicação mais acessados do Brasil.

Fonte: Linkedin e Portal Facopp

Liliana Rodrigues

Com mais de 13 anos de experiência de agência e assessoria, é professora na Faculdade Martha Falcão Devry e Executiva de Contas da Oana Publicidade. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal (UFAM); MBA em Comunicação Empresarial e MKT pela Uninorte; pós-graduação em Planejamento Estratégico Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Uninorte.

Possui um projeto chamado “Livro de rua” que desenvolve junto com seus alunos. O objetivo é incentivar o estímulo à leitura por meio da doação de livros.

Fonte: CNPq e alunos

Eco Moliterno

Começou como diretor de arte na Agência Click, depois foi designer-chefe da AOL Brasil, Diretor de Criação da Tesla e chegou a Vice-Presidente de Criação da Wunderman para toda a América Latina.

Quando resolveu migrar para agências full-service virou Diretor de Criação Online na Y&R e depois foi convidado pela África para liderar a concorrência online de P&G, foi quando se transformou em Head of Digital da agência.

Fonte: PortfolioLovers

André Calheiros

André é tecnólogo em Publicidade e Propaganda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e pós-graduado em Comunicação Empresarial e Mídias Sociais pela Faculdade Martha Falcão. Desde 2015 é trainee nas Lojas Renner, mas também já passou por grandes empresas exercendo cargos relacionados a Marketing como a Faculdade Martha Falcão, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Sumaúma Park Shopping.

Fonte: Linkedin

Somos inteiramente apaixonados por essa profissão e pelos profissionais que conseguem nos manter engajados. Afinal, somos a geração que pode alavancar a Comunicação, podemos revolucionar a maneira de pensar e agir diante do cenário atual, precisamos nos mexer. Melhorar. Transformar. Nomes como esses são exemplos de comprometimento, garra, profissionalismo, muito estudo, pesquisa e conhecimento acadêmico.

Claro que existem muito mais profissionais competentes, é hora de começar a dar voz para eles.

Já leu a nossa lista sobre os profissionais de relações públicas? Não? Acessa aqui.

Escrito por Alef Matos, Nathalya Brandão e Tássia Pátricia, os publicitários do RP Manaus.

Anúncios

Um comentário sobre “14 Profissionais de Publicidade que você precisa conhecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s