6 lições de Comunicação Integrada com os Backstreet Boys

Por Fabíola Abess | @fabiolabess

Essa ideia de texto veio de um insight durante uma das váááááárias conversas sobre comunicação com a Ana Clarissa, vira e mexe trocamos algumas impressões pelo direct message no twitter ou pelo whatsapp hahahah.

Por coincidência, Backstreet Boys ainda faz parte da nossa preferência musical, daí esse é o momento em que você que está lendo este texto faz a seguinte pergunta: “mas BackstStreetBoys ainda existe?”.

Pois é, existem sim, e ainda mais, possuem uma carreira sem interrupção há mais de 20 anos e com um plano de comunicação bem consolidado, independente da grande mídia. Já tive a oportunidade de conhecer muitas fãs pelo Brasil e no exterior; e ver esse trabalho de comunicação integrada do grupo sendo tema dos TCCs e trabalhos acadêmicos de algumas fãs da área de comunicação.

Mas vamos lá, mesmo com os tropeços da imprensa latino-americana dizendo que eles “voltaram” para alguma apresentação no Brasil e que o Nick é um ex-backstreet boy, eles continuam lotando shows e fazendo mulheres adultas, formadas e algumas mães saírem de casa para viajar de cruzeiro com eles pelas Bahamas e lotar todos os 8 shows que fizeram aqui no Brasil em junho de 2015.

Everybody, rock your body now e vem comigo ler!

1 – Tenha muitos fãs ao redor do mundo

O fan base do grupo é bem grande ao redor do mundo. Na internet é possível encontrar comunidades em vários países além dos Estados Unidos, como o México, Peru, Venezuela, Brasil, Japão, Canadá, entre outros. Os grupos estão misturados entre fãs antigas e as novas fãs que conhecem a banda por meio de materiais disponíveis na internet.

bsb1

2 – Seja o melhor anfitrião que você puder

Os Backstreet Boys em parceria com a Wonderful Union fazem o melhor M&G do mundo, deixam abraçar, usam fantasias e fazem poses engraçadas! É sempre uma experiência única, os tickets esgotam em minutos. Sem falar nos eventos que eles realizam, como o cruzeiro anual desde 2009 e as after parties.

bsb2

bsb3bsb4

3 – Lote o seu evento

Desde 2010, a Rose Tours organiza os cruzeiros temáticos dos Backstreet Boys saindo do porto de Miami para alguma ilha nas Bahamas ou no México. No ano passado, eles resolveram inovar e fizeram um roteiro partindo de Barcelona e passando por Florença, Pisa e Cannes, na Itália. As cabines são bem concorridas e as participantes se organizam um ano antes para ir.

Na programação do cruzeiro tem show, games com os cantores, festas temáticas e a possibilidade de encontrá-los pelos corredores do navio. Segundo as fãs, parece um sonho #QueroirDenovo<3

bsb6

4 – Monitore as vontades do público

O twitter, desde o auge lá em 2009 é a rede social preferida do grupo para monitorar e interagir com os seus seguidores. Prova disso são os replies constantes e as enquetes que eles fazem com os fãs. A última ocorreu durante a estada do Nick durante a passagem da All American Tour no Brasil. O público pediu que ele participasse do Programa Legendários e ele atendeu, fez uma viagem rápida do Rio de volta a São Paulo somente para cantar no programa do Mion antes de seguir com a turnê para Buenos Aires!

Muito esperto.

bsb7

5 – Entregue o produto que você vende

Os Backstreet Boys são um grupo vocal, e assim continuam seguindo, eles ainda dançam até hoje sim, mas fazem música e shows ao vivo. Nestes 23 anos de carreira e depois de 9 álbuns inéditos lançados, o grupo se prepara para lançar mais um cd com novas composições e dizem que o próximo hit está próximo.

6 – Mantenha a sua essência
O passado para eles é motivo de orgulho.

bsb8

Anúncios

8 comentários sobre “6 lições de Comunicação Integrada com os Backstreet Boys

  1. Flor, corrigindo alguns errinhos… Foram 8 shows no Brasil em 2015, os BSB tem 23 anos de carreira e não 22, e outra coisa, os cruzeiros começaram em 2010, e não 2009.
    E neste ano, após a performance do Nick no Legendarios, ele foi para Buenos Aires, e não Bogotá.
    Espero que vc aceite as críticas e não ache que estou me atrevendo em editar.
    Bjs,
    ✌💗

  2. Por isso q amo meus Boys, e os amarei até mais últimos dias de vida. Tive a oportunidade e estar perto e registrar esse momento, não foi com todos, mais fiquei ao lado do meu lorão, almocei junto com ele, e com Howie tbm, eles são 1000, amor pra toda vida❤❤❤

  3. Adorei esse texto. Eles são sim tudo isso. Não tive chances de encontra _los cara a cara, mas há estou me programando para conhece-los no próximo show no Brasil. Vai ser a realização de um sonho. Quem escreveu este texto está de parabéns. 😍

  4. Chatiei de não ter usado os Backstreet Boys como tema do meu TCC. Realmente é impressionante o modo como gerenciam a marca comercialmente, lucrando muito. sem perder o feeling artístico e respeito das fãs. Parabéns pelo post!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s