Super Bowl e o poder da Comunicação

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AP Photo / Darron Cummings

No jogo histórico no último domingo (5), o New England Patriots venceu o Atlanta Falcons, levando o seu quinto título do Super Bowl. Pela primeira vez, os Patriots estavam sendo derrotados por uma grande pontuação de diferença (25 pontos), se afastando da vitória. Talvez os Falcons, cheios de esperanças por estar no domínio, enxergaram como jogo ganho. Mesmo com tanta diferença o empate aconteceu nos últimos minutos, o que ocasionou pela primeira vez uma prorrogação, acabando em 34-28.

Marcado por suas grandes quantias, o evento se torna o mais lucrativo evento esportivo. Em 2015, 30 segundos de propaganda custaram 4,5 milhões de dólares. O padrão de crescimento possui características assustadoras para os anunciantes, porém não deixam de pagar para ter um espaço com milhões de espectadores. Em 2016 não foi diferente, somente nos canais da Fox havia 113,7 milhões de espectadores assistindo ao jogo.

Apontado como a aposta mais segura da indústria da comunicação, cada vez mais o poder da liga NFL (National Footbal League) tem aumentado, gerando impacto entre as negociações. Com o surgimento de novos anunciantes ou desistência de famosos anunciantes, o maior marco desse Super Bowl foram propagandas como do Airnb (vídeo a seguir) que fez uma provocação direta ao Presidente Donald Trump, a Coca-Cola que reprisou o comercial exibido em 2014 titulado como “America The Beautiful”, além da Audi que exibiu um comercial tratando da igualdade de gêneros.

[Youtube https://www.youtube.com/watch?v=5qUTYHnLz2g&w=560&h=315%5D

Muitas empresas investem em ações de divulgação do evento, campanhas estas que se espalham pela cidade-sede (este ano, em Houston, no Texas). Esta estratégia, que também ocorre nas datas que antecedem o grande dia, impulsiona uma grande e implacável máquina de dinheiro. Há também o Media Day, ocasião onde empresas patrocinam coletivas de imprensas e vendem ingressos para interessados. Inclusive, o evento contou com aproximadamente 5 mil jornalistas de todo o mundo fazendo a cobertura.

O tão esperado Halftime Show da Pepsi ficou por conta de Lady Gaga. A cantora começou a apresentação do telhado do estádio e foi rumo à multidão no embalo de um medley com seus grandes sucessos. O intervalo, que segundo a ESPN alcançou 117,5 milhões de espectadores, foi marcado por fogo, brilho e muito talento de Gaga. Muitos esperavam um discurso, porém a manifestação da artista contra o atual presidente veio através da escolha das músicas, incluindo “Born This Way”, que trata sobre aceitação e igualdade, assunto diariamente discutido com intensa euforia no mundo todo. Assista:

 

No Brasil, o interesse pelo esporte só vem crescendo, tanto por torcedores quanto por times brasileiros. O que comprova isso é que no Twitter os brasileiros foram os que mais conversaram sobre o Super Bowl, totalizando 1,5 milhões de tweets, ficando atrás somente dos EUA. No geral, de acordo com análise da Kantar IBOPE Media, a transmissão da 51ª edição do Super Bowl na noite do evento gerou 97,1 milhões de impressões na rede social. No show do intervalo, a apresentação da Lady Gaga foi responsável por 17% do total de tweets.

Com repercussão positiva ou negativa, o Super Bowl continua sendo um dos maiores acontecimentos da mídia mundial, sendo bem mais do que uma noite de esporte, ultrapassando o território americano e encantando milhares de pessoas.

dancespirit.com

Por Bianca Diniz, acadêmica de Jornalismo.

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