20 jornalistas que você precisa conhecer

No dia do Jornalista o RP Manaus não poderia deixar de listar alguns nomes que são referência para as estudantes de Jornalismo de nossa Assessoria de Comunicação, e de nossa idealizadora, Ana Clarissa. Nós, jornalistas em formação, muitas vezes não temos acesso ou estudo de caso sobre as carreiras de alguns contribuintes dos meios de comunicação regionais que conhecemos hoje. As influências de profissionais, sejam eles mais conhecidos ou jovens, interfere diretamente em nosso trabalho, integridade, ética e estilo.

13 PROFISSIONAIS DE JORNALISMO-01

Esta semana mostramos um pouco em nosso Instagram sobre a rotina de trabalho de quatro jornalistas: Jacqueline Nascimento, Paulo Bahia, Bruno Mazieri e Cristiane Barbosa. Agradecemos a participação destes jornalistas que nos mostraram um pouco de suas rotinas e nos colocaram um pouquinho no espaço jornalístico do qual fazem parte.

Preparamos uma lista com 20 profissionais de nossa área que estudantes e profissionais já formados devem conhecer. Confira a lista a seguir:

Phelipe Daou (In Memoriam)

O primeiro nome de nossa lista não poderia deixar de ser o grande Phelipe Daou, que faleceu no fim do ano passado. Daou é formado em Direito pela antiga faculdade de Direito. Muito cedo iniciou no jornalismo como repórter do Jornal do Commercio, mas a ascensão na carreira começaria um ano depois, com sua transferência para a empresa Archer Pinto, proprietária, na época, de “O Jornal e Diário da Tarde”, onde exerceu diversas funções redacionais. Ele também atuou como redator da Rádio Rio Mar.

O jornalista destacou-se como defensor da Zona Franca de Manaus e foi membro do Conselho Deliberativo dessa instituição que por consenso representava toda a classe empresarial – a Associação Amazonense de Imprensa e a Associação Comercial do Amazonas. Juntamente com seus sócios Joaquim Margarido e Milton Cordeiro criaram a primeira agência de publicidade do Estado, a Amazonas Publicidade Ltda, em 1968, e posteriormente criaram a Rede Amazônica de Comunicação.

Umberto Calderaro Filho

Dia 28 de março o jornalista fundador da Rede Calderaro, Umberto Calderaro Filho, completaria 90 anos. Umberto cursou Direito até o último anão, mas decidiu largar e viver apenas do Jornalismo, sua grande paixão. Foi vendedor, redator, revisor, responsável pela circulação, chefe do serviço de pessoal, editorialista, repórter, e o principal, pioneiro da grande imprensa escrita amazonense.

No início do jornal ele fez um acordo com o Juizado de Menores para que menores infratores vendessem o A Crítica, possibilitando a uma atividade remunerada que proporciona a reintegração à sociedade. Nos anos 50, A Crítica ditou uma linha editorial de oposição aos governos, em especial ao de Leopoldo da Silva Neves, e lançou campanhas que mobilizaram a população.

Uma dessas campanhas foi contra a desativação dos bondes, principal meio de transporte da cidade; a que pedia o fim do jogo. O jornal foi o primeiro a levantar a bandeira da Zona Franca de Manaus. Quando estourou o escândalo do colarinho branco, sistema de operações criminosas, que vendia cotas de importação e fraudava a Suframa, A Crítica denunciou os mentores e operadores do esquema e até hoje defende a preservação e prorrogação do modelo econômico.

Susy Freitas 

Um dos nomes mais conhecidos em corredores de faculdade e sites de cinema é o de Susy Freitas. Formada em Letras e Jornalismo, mestre em Ciências da Comunicação pela Ufam, Susy atua como professora na área de Comunicação, lecionando na Faculdade Martha Falcão. Além disso, ela também escreve para o site amazonense Cine Set desde 2013; faz parte do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, e recentemente, se tornou membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Susy também possui um blog sobre cinema, voltado à participação feminina em filmes. Você pode conferir mais sobre em http://www.adecinefilia.com.br/

Monalisa Lobo

Monalisa Lobo é formada em Jornalismo desde 2009, pela Uninorte. Trabalhou na TV A Crítica, na produção do Magazine. Atuou como repórter no Amazon Sat, na Assessoria de projeto do INPA, também já foi apresentadora na Local TV. Hoje atua como apresentadora na Record News Manaus, cargo este que ocupa desde 2014.

Girlene Medeiros

Girlene se formou em Jornalismo pela Ufam, em 2010. Fez o curso de Rádio e TV na Rede Amazônica, foi produtora no Amazon Sat, repórter de TV no Amazon Sat, e depois repórter no G1. Mudou-se para a rede Calderaro, fazendo parte da equipe do Manaus Hoje e do Jornal A Crítica. Desde 2015, é repórter das editorias de Cidades e Polícia na Rede Diário de Comunicação.

Vivi Cariolano

Uma das mais conhecidas jornalistas e ícone do entretenimento manauara é Vivi Cariolano. Formada em Rádio e TV, e pós-graduada em Assessoria de Comunicação e Imprensa, Vivi é apresentadora desde 2004 do programa Fala Aí, veiculado pela TV Cultura. Ela trabalha no Portal do Holanda, desde 2013.

Sérgio Bártholo

Jornalista, formado pela Ufam em 1995, Sérgio iniciou sua carreira aos 14 anos. Ele trabalhou no Jornal do Commercio, Em Tempo, A Crítica e na assessoria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2001 ocupa o cargo de diretor de redação no Diário do Amazonas.

Wilsa Freire

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Ufam, Wilsa atuou como repórter, subeditora e editora de cadernos especiais nos jornais A Crítica e Em Tempo. Trabalhou na agência de Publicidade Espaço Comunicação como ilustradora, redatora e diretora de arte; atuou na comunicação corporativa do Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam, hoje Faculdade de Tecnologia da UEA), Pré-vestibular Objetivo, Colégio Objetivo e Uninorte, onde está atualmente.

A jornalista recebeu o título de jornalista Amiga da Criança (Andi-Unicef) em 2003. No campo da docência foi coordenadora e professora dos cursos de Comunicação Social da Uninorte. Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), especialização em Gestão de Instituições de Ensino pela UniNorte e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes.

 Marcela Rosa

Marcela Rosa Marcon formou-se em Jornalismo, em 1995, pela Ufam. Pós graduou-se em Comunicação Empresarial no Centro Universitário Nilton Lins e fez o Curso de Aperfeiçoamento em Ética Jornalística do ICJ, o Centro Internacional de Jornalismo, em Washington, nos Estados Unidos. Em 1992, foi repórter do jornal da Federação das Indústrias do Amazonas. No ano seguinte foi repórter da Rede ‘Boas Novas’. Em 1994 foi contratada pela TV Amazonas, onde foi repórter até 2002. Em 1998, passou a ser colaboradora do canal de televisão norte-americano CNN, enviando matérias em inglês e espanhol.

No ano de 2008, foi convidada a assumir a direção de jornalismo do mais novo canal de televisão de Manaus/AM, a TV Em Tempo, que se tornou afiliada do SBT. Atualmente, ocupa o cargo e é também a apresentadora do principal telejornal da emissora, o Jornal Em Tempo. Marcela Rosa também prestou serviços de assessoria de comunicação para o PNUD, órgão das Nações Unidas. Atou como empresária, por meio do Mosaico Vídeo, coordenando contratos de serviços de assessoria de imprensa para empresas do setor privado e para órgãos públicos do estado. Ela também é professora universitária de edição e redação de textos para TV.

Thamires Clair

Thamires Clair é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas, desde 2013. Trabalha atualmente como repórter na TV A Crítica. Ainda na faculdade, se envolveu em projetos de experimentação em diversas áreas da comunicação como SetUFAM, programa de extensão voltado para o cinema; também arriscou algumas matérias impressas escrevendo sobre jornalismo científico. No fim da faculdade se envolveu com a luta do povo surdo dissertando no trabalho de conclusão de curso a respeito da exclusão de minorias como os não ouvintes em matérias televisivas.

A primeira experiência no mercado de trabalho foi em 2011 como produtora/estagiária na Band Amazonas. Depois de algum tempo conquistou uma vaga na reportagem e chegou a assumir o cargo de editora-chefe e apresentadora substituta do jornal Band Cidade Amazonas. Hoje na Rede Calderaro, ela faz reportagens para todos os jornais da casa.

 Jony Clay Borges

Jony Clay é formado em Jornalismo pela Ufam desde 2001. Passou 16 anos trabalhando no jornal A Crítica, passando pelas editorias de cultura, cidades e economia. Há dois meses, iniciou as atividades na Secretaria de Cultura do Estado. Lançou em 2016, juntamente com o amigo jornalista, Rosiel Mendonça, o livro Nonato Tavares: Teatro, Memória e resistência, sobre o do diretor, ator e cenógrafo amazonense.

Fernanda Brandão

Fernanda Brandão é um dos nomes por trás do Blog Mapingua Nerd. Ela é formada em Jornalismo pela Ufam e Produção Publicitária pelo IFAM. Trabalha desde outubro de 2010 na Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Também já trabalhou na agência R2, onde foi redatora. Em 2015 fundou, ao lado de dois amigos, o Blog Mapingua Nerd, referência nacional e regional em assuntos geeks.

 Adrianne Diniz

Graduada em Jornalismo pela Uninorte e pós-graduada em mídias sociais e assessoria de imprensa, Adrianne herdou começou como locutora no rádio antes de ser chamada para ser repórter de TV. Hoje apresenta o programa Manhã no Ar, iniciado por Daniela Assayag.

Dante Graça

Um dos maiores renomes do jornalismo jovem e atualizado: Dante Graça. Ele é jornalista formado pela Ufam, e atualmente cursa pós-graduação em Gestão de Conteúdo em Comunicação, pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua trajetória profissional em 2000, no jornal Diário do Amazonas, onde passou pelas editorias de esportes, cidades, política e cultura como repórter. Em 2004, assumiu a sub-editoria de Cultura, permanecendo na função até 2008, quando fez parte da equipe que fundou o jornal popular Dez Minutos como editor. Em junho de 2011, assumiu a editoria-executiva do Portal D24am, onde permaneceu até agosto de 2016. No mesmo mês, assumiu a editoria-executiva do Portal A Crítica.

Ao longo dos anos, Dante Graça também teve experiência em assessoria de imprensa, permanecendo dois anos à frente da comunicação da Secretaria Municipal de Educação e mais dois anos no Conselho Regional de Serviço Social. Em 2014, Dante participou do International Symposium of Online Journalism (ISOJ), na Universidade de Austin, no Texas, onde pôde acompanhar as principais tendências do jornalismo online no mundo.

Larissa Balieiro

Larissa é formada em Jornalismo pela Uninorte, lá, trabalhou como repórter e editora no Blog Dialog. Foi estagiária na assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, repórter do Portal Amazônia e hoje trabalha como repórter na Rádio Difusora do Amazonas.

Jorge Eduardo Dantas

Jorge é formado em Jornalismo pela Ufam e especialista em Marketing pela Uninorte. Trabalhou na Editoria de Cidades no Jornal A Crítica, na Assessoria de Imprensa da Faculdade Salesiana Dom Bosco e, desde 2010, é Jornalista da WWF Brasil.

Ercilene Oliveira

A jornalista Ercilene Oliveira já atua há 31 anos em veículos de comunicação. Já foi assistente de produção, produtora executivo de programas de entretenimento, produtora de campanhas políticas, produtora de agência de publicidade, editora de texto de telejornal, chefe de redação. Chegou à função executiva de Gerente de Jornalismo na Rede Amazônica, onde exerceu o cargo até março de 2017.

Ela é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas e pós graduada em teoria em Pesquisa em Comunicação Social, também pela Ufam. Tem MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/ISAE-AM. Ercilene foi responsável por articular e implantar o núcleo de jornalismo de atendimento à Rede Globo, na Rede Amazônica; participou da equipe de implantação do sistema de televisão digital na Rede Amazônica/Amazonas; Da organização dos Seminários de Jornalismo da Amazônia; Do projeto e execução da cobertura da Copa do Mundo de 2014, em Manaus, entre outros.

Em novembro de 2016, participou do projeto “Road the White House 2016”, um programa para jornalistas brasileiros, organizado pela Embaixada dos EUA em Brasília. Foram 10 dias visitando Universidades, órgãos públicos, veículos de comunicação e comitês políticos dos candidatos Hilary Clinton e Donald Trump.

Piero Caíque

Piero é formado em Jornalismo pela Universidade Nilton Lins, em teatro pela UEA e especializado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Martha Falcão. Além disso, também fez o curso de tecnologia em Produção Publicitária no Ifam. Foi assessor de comunicação da Athos Comunicação Integrada; Consultor em Jornalismo na Unesco, em São Paulo, e trabalha, desde 2016, como gerente de Jornalismo na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Eliana Sampaio

Formada em Jornalismo pela PUC/RS em 1992, e especializada em Teoria da Comunicação de Massa e Marketing na mesma instituição. Também formada em Psicologia, a comunicadora tem experiência em Ensino Superior, Consultoria empresarial, ministro de Palestras e Psicoterapia cognitiva comportamental. Trabalhou como professora na Uninorte e hoje comanda sua própria clínica de psicologia.

Daniela Assayag

A eterna cunhã-poranga do bumbá Caprichoso é uma das jornalistas de maior destaque do Amazonas. Enquanto fazia parte do boi ela estudou jornalismo na Universidade Federal do Amazonas, entrou para TV e pouco tempo depois foi chamada para ser repórter na Rede Amazônica, onde durante anos realizou reportagens especiais e foi correspondente regional. Aos 21 anos de carreira, em 2015, foi chamada para comandar e gerenciar seu próprio programa, o “Manhã no Ar”, do qual ficou apresentando até o início deste ano, antes de entregá-lo para Adrianne Diniz e concentrar-se na parte de produção da TV A Crítica.

Feliz Dia do Jornalista, aos estudantes, profissionais e aspirantes! Contem pra gente jornalistas que vocês têm como referência, queremos cada vez mais ampliar nossos conhecimento através de pessoas talentosas e que mostram que nossa cidade é cheia de estrelas.

Por:

– Bianca Diniz, Social Media e Assessora de Comunicação do RP Manaus, e acadêmica de Jornalismo.

– Vanessa Rocha, Assessora de Comunicação do RP Manaus e acadêmica de Jornalismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s