Precisamos falar sobre 13 Reasons Why

13 Reasons Why, ou somente Os 13 Porquês, é um dos mais recentes lançamentos originais da Netflix, que chegou ao público derivada do livro homônimo, que conta a história de Hannah Baker e, mais precisamente, os motivos que a levaram a cometer suicídio.

tumblr_onthqsO4T71sgaqfho4_r1_540.gif

Clay, chegando da escola, encontra uma caixa misteriosa direcionada a ele, que dentro contém um mapa e algumas fitas. Nas fitas, gravações com a voz de Hannah Baker, a jovem que acabara de cometer suicídio, com algumas revelações e motivos ou ‘porquês’ dela ter se matado, o que o deixa extremamente arrasado. Aos poucos ele percebe que poderia ser um dos motivos. Assim a história se desenrola numa trama com intrigas e mais revelações sobre os outros motivos que levaram Hannah a cometer tal ato.

13rw_2.gif

Apesar da premissa da série ser o suicídio, a abordagem vai muito além. Temos relações familiares, agressão, violência sexual, bullying e muito mais. Em meio às polêmicas e os debates do porque assistir ou não a série, há também os que amaram e odiaram. Alguns viram como mais um gatilho para cometer o suicídio. Outros como meio de prevenção para outros casos.

13-reasons-why-katherine-langford-hannah-baker-1491323276-list-handheld-0.jpg

Por se tratar de um assunto atual, de cara podemos perceber a repercussão em grandes proporções que o assunto tomou. Com o advento da internet, da tecnologia e do crescimento das redes sociais a exposição dos jovens tem sido cada vez mais frequente, o que chega a ser preocupante pois muitos não controlam o que devem expor na web, deixando grande parte desses jovens com a liberdade de conhecer qualquer pessoa ao redor do mundo através de uma tela, estando totalmente vulnerável.

os-13-porques-1a-tem_t195139.jpg

Desde que a série passou a ser veiculada, e segundo o Centro de Valorização à Vida (CVV), o aumento da procura por ajuda nos casos como bullying, abusos e transtornos psicológicos foi de 100%. Como comunicadores e portadores da palavra, temos o dever de informar e trazer ao público uma reflexão de que tipos de ações estamos tendo diante a assuntos como estes.

20170403130636138162o.jpg

Desta forma o RPManaus organizará, em parceria com o Vila Hub, no dia 27/04,  a partir das 19:30h junto a especialistas da área de psicologia, comunicação e direito,  um bate-papo informativo e de grande importância sobre a série, pois acreditamos que todo o esforço vale a pena e que o importante é lembrar que não devemos banalizar a dor do outro, mas sim perceber as pessoas ao nosso redor, e saber a importância da força que cada um suporta suas dores é diferente.

18034087_1298603653507986_5065756623382924007_n.jpg

Por: Rosana Macedo, acadêmica de publicidade e propaganda e redatora da RPManaus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s