Saiba mais sobre o projeto Casa de Acolhimento LGBT+ em Manaus; Confira a data da próxima reunião

Por: Maria Vitória Torquato, acadêmica de Publicidade e Propaganda e integrante do setor de Audiovisual do RP Manaus.

Edição: Vanessa Rocha, acadêmica de Jornalismo, integrante do setor de Comunicação do RP Manaus e coordenadora de conteúdo.

arte oficial casa de acolhimento

Dentro da comunidade LGBTQ+, casos de rejeição familiar são muito comuns. É uma triste realidade que só recentemente começou a chamar atenção daqueles fora da comunidade. Ter moradia é um direito de qualquer cidadão, diz respeito a dignidade humana, mas infelizmente ainda existem muitos jovens e adultos sendo expulsos de casa simplesmente por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero, sendo então lançados ao desamparo.

Reconhecendo essa dura realidade, o coletivo Manifesta LGBT+ idealizou um projeto que visa abrigar pessoas em situação de abandono, batizado de Casa de Acolhimento, que segue o mesmo modelo de abrigos coletivos já existentes em São Paulo – como a Casa1.

O objetivo é não somente oferecer um teto para essa pessoas em vulnerabilidade, mas também assistência psicológica, social e jurídica, visando sua ressocialização e capacitação para o mercado de trabalho.

O coletivo estipulou como meta o valor de R$ 105.000 no site de crowdfunding Vakinha, aspirando o aluguel da casa pelo período de 1 ano, até que possa se tornar autosustentável com o amadurecimento do projeto e de seus futuros moradores, passando a gerência para o poder público.

Fora o valor em espécie, recursos como alimentos, móveis, colchões e eletrodomésticos também estão sendo recolhidos, bem como serviços voluntários de qualquer natureza, seja na área de sua atuação (assistência social, enfermagem, educação, psicologia e etc) ou apenas angariando fundos.

A Casa de Acolhimento se tornou prioridade para o Manifesta, que trabalha com urgência para concretizar a meta final, contando com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Visto que o nosso Estado é o terceiro no ranking de violência contra LGBTS no Brasil, um projeto desta magnitude também é de extrema importância para fortalecer o êxito de políticas públicas para    comunidade LGBTQ+ dentro do Amazonas. Como o projeto ainda encontra-se em fase de capacitação, a ONG organiza reuniões regulares, toda a sexta-feira, para o alinhamento de estratégias que busquem otimizar a arrecadação de recursos para a Casa.

3-¦ Encontro de capacita+º+úo projeto casa de acolhimento 04-08

(3º Encontro de Capacitação do projeto Casa de Acolhimento LGBT)

Até o presente momento ocorreram três encontros ao todo. Todos realizados no auditório do Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos Adamor Guedes. A 4º reunião de capacitação do projeto Casa de Acolhimento ocorrerá essa sexta-feira, dia 11, no mesmo local e é aberto a todos aqueles que desejam colaborar com a concepção do projeto. Para mais detalhes clique aqui.

Dia 13 de Agosto também acontecerá a Kero: Edição Solidária no espaço Dávarzea das Artes, pensado especialmente nesta causa da comunidade LGBT. O valor dos ingressos será doado para a Casa de Acolhimento. Também haverá dentro do espaço um ponto de arrecadação para doações de todos os tipos.

Kero - Edi+º+úo Solid+íria

Acesse a lista de itens que ainda precisam ser doados neste link.

O Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos Adamor Guedes, (localizado no Centro, rua Major Gabriel 1192) também é ponto de recolhida de doações, para quem estiver interessado em doar items de casa mesa e banho, eletrodomésticos e alimentícios.

Assim como ditado na carta do Manifesta LGBT+, o Artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos evoca que “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. Fazendo a nossa parte, por menor que seja, podemos salvar vidas.

             

                 Todo apoio nessa causa é válido!

 Links para Doações: 

 – Doações de Alimentos e Materiais: http://bit.ly/2vZDOuu

– Cadastro de apoiadores e voluntárioshttp://bit.ly/2tXWZDt

– Financiamento Colaborativo Online: http://bit.ly/AcolhidaLGBT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s