ComunicArte

Mark Samsonovich

Pintura: Mark Samsonovich

Por Vanessa Rocha, acadêmica de Jornalismo e coordenadora de conteúdo da RP Manaus

Hoje, dia 24 de agosto, é comemorado o Dia do Artista. De acordo com o dicionário Aurélio, “artista é quem se dedica à arte, quem revela o sentimento artístico”. Ela, a arte, em sua mais pura essência feminina, é a mistura das mais complexas emoções e sentimentos, moldada para atingir positiva ou negativamente seus criadores e/ou quem as consome.

Confesso que antes de pensar em fazer essa matéria eu nem sabia de cor a data, e sequer tinha parabenizado alguém por esse e todos os outros dias que consumi sua arte. Por essa falha, que creio não ser de exclusividade minha, começo este texto pedindo desculpas.

Me perdoem, artistas, por não agradecer sempre que ouço suas músicas envolventes e cheias de lições. Me desculpe, você, que decorou e encenou divinamente as infinitas páginas do roteiro de uma vida que não é a sua. Desculpe, porque tenho certeza que não te aplaudi o suficiente pelo seu esforço e coragem.

Peço desculpas também, à você, ser humano intenso e um tanto ríspido, que colocou suas dores, pecados, promessas e aventuras em pedaços de papel, que eu pude ler e reler para tentar me sentir melhor ou entretida. Desculpe, artista, por vibrar com suas apresentações e usar seus bordões por aí sem ao menos ter agradecido pela sua bravura ao “se montar” e sair por aí exalando sua forma de expressão.

A arte pode chegar até nós pela arquitetura, pinturas e desenhos, música, teatro e dança. Por meio dos livros, da escrita, enfim, de toda e qualquer forma de transmissão de mensagens. A mensagem, assim como a transmissão e a recepção, é algo que nós, da área da Comunicação, conhecemos muito bem.

ComunicArte 

De certa modo, a arte mantém um casamento longo e próspero com a comunicação. Desenhando e rabiscando desde pequena, a publicitária e ex RP Manaus, Larissa Pompeu, contou que o conhecimento da arte ajuda bastante na atuação no mercado de trabalho, pois tendo a noção de ambas ela consegue adaptar os mecanismos de cada uma para que se encaixem perfeitamente.

“Como diretora de arte tento ao máximo mesclar as técnicas que aprendi sobre desenho com as necessidades do cliente e as demandas de cada job. Ambas são partes importantes na sociedade, e assim como a arte, a comunicação é uma forma de expressão. Essa é uma capacidade nata do ser humano”, comentou.

O consumo e prática da arte também reforça aspectos sociais e emocionais. A integrante da RP Manaus, Julianne Souza, que faz Teatro, conta que começou o exercício aos 9 anos, para vencer a timidez.

“A arte me ajudou a pensar fora da caixa e a aprender a conviver com tipos de pensamento. Tanto quem pratica quanto quem recebe consegue se adaptar a qualquer tipo de ideia, e foi justamente isso que me fez ser uma pessoa mais aberta e sensível, bem como saber o momento certo de falar e ouvir”, afirmou Julianne, que é coordenadora da área de Marketing e Projetos da RP Manaus.

É provável quem esteja lendo isso agora também pratique a arte, mas talvez não saiba disso ou até ignore por puro orgulho ou modéstia. Saibam então, que nós da RP Manaus consideramos justa toda forma de arte.

Evento MAG Dia do Artista

O coletivo Manaus Artist Gang irá realizar, na noite de hoje (24) um evento para comemorar o dia do artista. O encontro acontecerá a partir das 18h, na Livraria Leitura do Amazonas Shopping. Lá, acontecerão discussões sobre o mundo artístico e suas diversas áreas, troca de ideias e experiências com profissionais da Ilustração, Escrita e Fotografia, e exposição das artes. O coletivo afirma que quem participar irá concorrer a brindes. Mais informações na página do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s