Imagens e o processo de representação social

Extraído do livro: Opinião Pública e Imagem

Imagem é um processo de representação social que depende dentre as inúmeras interferências do repertório individual das pessoas. Por isso a imagem de um mesmo objeto, organização, ou conceito pode ser diferente para cada um dos indivíduos envolvidos. E a mídia, como trabalha para dar visibilidade identifica os sujeitos, produtos ou organização provoca intencionalmente imagens públicas. Por isso, dizemos que ela seduz e transforma tudo que atinge.
A imagem pode ser entendida como representação da forma ou do aspecto de um ser ou de um objeto, por meios artísticos (desenhada, gravada, pintada, esculpida). Ela pode representar seres que são objeto de culto, de veneração ou ainda pode ser referente a uma estampa, sem caráter de obra original ou rara, que reproduz temas diversos.

A imagem segundo Luft (2001) pode ser entendida, em seu sentido denotativo, como a representação da pessoa, coisa, por um desenho, pintura, escultura e outros processos, inclusive a visão do objeto pela utilização do espelho, de uma lente ou qualquer sistema ótico. É a representação mental dos indivíduos.

Já no sentido de derivação que se refere ao sentido figurado a imagem pode ser entendida como aquilo que apresenta uma relação de analogia ou de semelhança, por exemplo, quando dizemos que uma pessoa é bonita como um anjo. Pode igualmente ser aplicada no sentido de réplica, de retrato ou reflexo, quando, por exemplo, dizemos “ela é a imagem do pai”. Podem ainda ser usadas como pessoas que representam, simbolizam ou fazem lembrar alguma coisa abstrata, tal como a personificação de algo quando dizemos “ela era a própria imagem da tristeza”. Ainda no sentido de derivação podemos encontrar a imagem significando opinião contra ou a favor que o público tem de uma instituição, organização, personalidade de renome, marca, produto, ou conceito que determinada pessoa goza junta a outrem, por exemplo, quando nos referimos a um político que precisa cuidar da sua imagem.

A imagem pode ser conceituada como um conjunto de significados, que segundo (Dowling,1986), fazem com que indivíduos reconheçam, descrevam ou lembrem de determinados objetos. Ela é resultante de impressões, ideias e sentimentos sobre o objeto marca, serviço ou organização a partir de uma série de interação entre os indivíduo e o objeto em questão. Por isso, pessoas diferentes podem ter imagens díspares sobre um mesmo objeto.

Portanto, mesmo analisando a imagem como um processo construído pelo nosso inconsciente, um ativo intangível formado em nossas mentes podemos concluir que ela não deixa de estar ligada a uma imagem real. Como diz Joly (2000) a imagem indica alguma coisa ou algo que nem sempre é visível.

Ela depende da produção imaginária ou concreta de alguém, quase sempre toma emprestado traços visual e se concretiza no reconhecimento de alguém.

Por este motivo as organizações sejam elas públicas privadas, do terceiro setor ou da comunicação, como é o caso da mídia, tem buscado desenvolver instrumentos de mensuração e análise da imagem para poder interferir na opinião dos homens.

Assim, a imagem que invade a vida cotidiana de todos, aquela que está sempre presente em nosso dia – a – dia, na visão de Joly (2000), é a imagem da mídia.

Twitter: @rpmanaus
Referência:
SANTOS, Godoy Retz Maria Célia.Opinião Pública e Imagem.Bauru-Sp: Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação,2008.

Deixe um comentário